Mão Santa homenageia professores pela passagem do seu dia



Zezinho trabalha no Plenário servindo água e café aos senadores. Ele tem algo em comum com os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Romeu Tuma (PTB-SP): conheceu sua mulher em uma escola normal. Mão Santa contou esse fato ao homenagear os professores brasileiros pela passagem do seu dia, nesta segunda-feira (15). Ele lembrou que na época em que conheceu sua esposa, Adalgisa, as normalistas eram sorridentes, alegres e cheias de vida.

- Hoje as professorinhas estão entristecidas, fraquejadas e sem esperança, porque o governo as trata mal. Aquele sorriso e os sonhos transformaram-se em lágrimas e pesadelos em virtude dos baixos salários e, sobretudo, do desrespeito com o qual são tratadas - protestou Mão Santa.

O senador pelo Piauí elogiou o governo do estado do Acre que, segundo levantamento publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, paga o maior salário do país aos professores. Ele informou que, segundo o jornal, um professor com formação superior tem piso inicial de R$ 8,05 por hora em São Paulo, enquanto no Acre este valor é de R$ 13,16.

Em nome da Mesa, o senador Jayme Campos (DEM-MT) associou-se à homenagem pelo Dia do Professor. Em aparte, o senador Romeu Tuma comentou que ouviu o ministro da Educação, Fernando Haddad, comunicar, em entrevista à rádio CBN, que brevemente o Brasil adotará um piso salarial para os professores. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), cuja esposa também é professora, lembrou que a proposta de criação de um piso para os docentes é uma iniciativa sua.

- O projeto de piso salarial que o ministro falou tem origem aqui no Senado, a partir de uma proposição que apresentei há três anos e que deverá ser aprovada em breve. Como fez no caso do projeto de Osmar Dias (PDT-PR) referente a estágios, o governo enviou um projeto à Câmara, passando por cima do meu. Felizmente a Câmara está reconhecendo a autoria e apensou o projeto do governo ao que apresentei no Senado - explicou Cristovam Buarque.



15/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa homenageia professores brasileiros pela passagem do seu dia

Romero Jucá saúda professores pela passagem do seu dia

Moreira homenageia mães pela passagem do seu dia

Tebet homenageia defensores públicos pela passagem do seu dia

Mão Santa saúda Piripiri (PI) pela passagem de seus 97 anos

Augusto Botelho homenageia Ministério Público de Roraima pela passagem de seus 15 anos