Mão Santa lamenta baixa nota do ensino médio no Piauí



O estado do Piauí ficou com a nota três, numa escala de zero a dez, no Ensino Médio no resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2009, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 1º. O resultado mereceu críticas do senador Mão Santa (PSC-PI) em Plenário nesta terça-feira (6), que atribui o baixo desempenho dos piauienses à gestão petista no estado durante sete anos e meio.

- Não foi a oposição que disse. Foi o MEC, ao divulgar os estudos do Ideb, que mencionou índice negativo em relação às metas estipuladas para 2009. Nota três. Isso é falta de vergonha - lamentou.

No caso do ensino médio, o Ideb do Brasil avançou de 3,5 para 3,6 e superou a meta nacional prevista para 2009, segundo informou o MEC. Mão Santana lamentou o contraste com o Paraná, que obteve nota 4,2, estabelecida pelo Ideb para 2009 nas primeiras séries do ensino fundamental e que deverá superar a de 4,6 estipulada para 2011, chegando a nota 5. Os países desenvolvidos, lembrou, já estão com nota 6.

Mão Santa citou os jornais do estado, cujas manchetes desta terça-feira dão destaque à "pior nota" obtida pelo estado no Ensino Médio. O senador citou artigo do jornalista do portal AZ, Arimatéia Azevedo, que considerou "uma vergonha" esse índice e a falha em atingir da meta estipulada para 2009. O jornalista também atribuiu à gestão petista a situação e lamentou o que considerou "propaganda enganosa" sobre a educação no estado.

Outro jornalista citado por Mão Santa, Zózimo Tavares, do Diário do Povo, salientou ter havido propaganda maciça sobre avanços na educação e disse que "ruiu o castelo da propaganda enganosa".

Apartes

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) apontou uma contradição na situação da educação no Piauí. Heráclito disse que enquanto Teresina obteve o 4º lugar entre as cidades com maior crescimento no país, atrás apenas de Curitiba, Palmas, e Belo Horizonte, por outro lado, teve um retrocesso na educação, cuja secretaria estadual tornou-se, avalia, "um cabide de empregos".

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse que o resultado do Ideb demonstra que houve avanços na maioria dos estados brasileiros, mesmo que algumas regiões ou estados tenham ficado aquém da meta. Destacou que as metas nacionais foram cumpridas.

Rosalba Ciarlini (DEM-RN) declarou que seu estado é "lanterninha", com nota 3,1, próxima ao Piauí, tendo melhorado os índices nas séries iniciais do ensino fundamental, de responsabilidade das prefeituras. A parlamentar disse que há evasão de 20% no ensino médio e que os alunos lamentam não terem educação à altura dos desafios para o futuro. O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) também lamentou os resultados do Rio Grande do Norte e enfatizou a necessidade de "reagir enquanto é tempo" para melhorar a qualidade do ensino. 



06/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa lamenta falta de bibliotecas no Piauí

Mão Santa lamenta abandono escolar no Piauí

Mão Santa lamenta problemas do Piauí e culpa administração do PT

Mão Santa lamenta baixo índice de desenvolvimento do Piauí

Mão Santa lê mensagem em que internauta lamenta tragédia no Piauí

Mão Santa lamenta posição ocupada pelo Piauí em estudo do IBGE