Mão Santa presta homenagem aos enfermeiros
O senador Mão Santa (PSC-PI) registrou nesta quarta-feira (12) a passagem do Dia do Enfermeiro, comemorado mundialmente em homenagem a Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, como lembrou o senador, comemora-se a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, que homenageia também Anna Nery, primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares no país.
O senador disse que esses profissionais são lembrados apenas quando acontece uma calamidade ou uma doença. Citando sua experiência de médico plantonista, em maternidades, pronto-socorros e unidade de terapia intensiva (UTI), ele disse que a jornada do enfermeiro ou da enfermeira pode ser descrita com três palavras: obstinação, dedicação e estoicismo.
- Mas tudo isso vem do amor ao próximo - ressaltou.
Mão Santa afirmou também que a medicina brasileira apresenta notável avanço, com liderança no tratamento da Aids e de outras doenças, mas os benefícios, conforme disse, se destinam apenas a quem tem dinheiro ou plano de saúde.
Os pobres, de acordo com o senador, têm de suportar longas esperas para tratamento de saúde: três meses para uma simples consulta ou seis meses para uma cirurgia na rede pública de saúde.
12/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa presta homenagem a Teresina
Santa Sé presta homenagem a Dom Eugênio
Mão Santa presta homenagem a Brasília nos seus 50 anos
Mão Santa presta homenagem aos médicos pioneiros do Piauí
Mão Santa presta homenagem ao ex-senador Chagas Rodrigues
CCJ presta homenagem a ACM