Santa Sé presta homenagem a Dom Eugênio



Representando a Santa Sé e em nome do papa Bento XVI, o núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, felicitou Dom Eugênio Sales por seu 90º aniversário, classificando o cardeal como "seguro ponto de referência", tanto no âmbito eclesiástico como no civil, por ter marcado a história do Brasil com sua atuação nas fases difíceis da sua vida política.

O núncio apostólico destacou as brilhantes intuições de Dom Eugênio no campo social, que ainda hoje permanecem válidas e se constituem numa eficaz resposta às necessidades do país. Ele disse que o cardeal se caracterizou pela firmeza na doutrina, e pela fidelidade à Igreja e ao Santo Padre, além de ser possuidor de grande visão e um grande pastor.

- Sua ação sentou as bases dessa coluna inquebrantável de fé da Igreja e tem sido sinal de esperança e de amor em tempos de crises e de transformações para um mundo melhor. Dom Eugênio é para o Brasil e para a Igreja um ícone na constelação do episcopado, especialmente nas missões que lhe foram confiadas. Muito estimado pelos papas que se sucederam nestas décadas, quando elevado à púrpura cardinalícia, foi chamado a colaborar em vários dicastérios da Cúria Romana e em várias missões que lhe foram confiadas - afirmou Dom Lorenzo Baldisseri.

Ao final da sessão especial de homenagem, o irmão de Dom Eugênio, o arcebispo emérito de Natal, Heitor de Araújo Sales, leu a carta de felicitação e benção apostólica enviada pelo papa Bento XVI. Na carta, o Santo Padre diz que Dom Eugênio "soube gastar-se inteiramente por aqueles que Deus lhe havia confiado, num fecundo ministério vivido em profunda comunhão como Sucessor de Pedro, sendo até hoje um referencial para a Igreja no Brasil, principalmente para as novas gerações de ministros ordenados".



09/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim presta homenagem a Dom Eugenio Sales

Senado presta homenagem ao cardeal Dom Eugênio Sales

Mão Santa presta homenagem aos enfermeiros

Mão Santa presta homenagem a Teresina

Mão Santa presta homenagem a Brasília nos seus 50 anos

Mão Santa presta homenagem aos médicos pioneiros do Piauí