Mão Santa protesta contra os baixos salários dos médicos
Ao discursar na sessão plenária desta sexta-feira (30), o senador Mão Santa (PSC-PI) protestou contra os baixos salários dos médicos, sobretudo quando se aposentam. Segundo ele, há um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados criando um piso salarial de R$ 7 mil, mas, por enquanto, o piso do médico é de três salários mínimos, ou seja, R$ 1.245,00 mensais.
Mão Santa conclamou os médicos e odontólogos a pressionarem os deputados para aprovar o projeto de lei (PLS 140/2009), do senador Gilvan Borges (PMDB-AP), que já passou no Senado. Segundo Mão Santa, que foi relator da matéria no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), "muitas vezes propostas aprovadas no Senado dormem e até são sepultadas na Câmara, sem votação".
Governo Lula
Para o senador pelo Piauí, o "descaso" com os médicos e o setor da saúde não é novo, mas foi agravado no atual governo. Ele disse que o Brasil, mesmo antes das Olimpíadas, já "chegou ao pódio", como "campeão do mundo em mortes pela gripe suína".
- O governo Lula dá dinheiro para a África, para o FMI, para a Venezuela e a Bolívia, mas para a saúde do Brasil não há dinheiro, nem mesmo para combater o mosquito da dengue. Se arrependimento matasse, eu estava mortinho, porque votei no PT e hoje estou muito arrependido - concluiu Mão Santa.
30/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cassol protesta contra baixos salários de professores de Rondônia
Mão Santa lê carta que pede melhores salários para os médicos
Requião protesta contra fosso entre salários e produtividade
Cícero Lucena protesta contra redução de salários de professores na Paraíba
Dieese diz que nível de emprego é bom, mas salários estão baixos
ACM alerta o governo sobre baixos salários das Forças Armadas