Cícero Lucena protesta contra redução de salários de professores na Paraíba



O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) protestou em Plenário, nesta quinta-feira (10), contra o governo da Paraíba pela publicação de medida provisória que altera o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores estaduais, reduzindo os salários da categoria.

- A Paraíba mais uma vez foi surpreendida por um ato ditatorial do governo do estado, mais um golpe de morte na educação pública. Após o fechamento de quase duzentas escolas estaduais, a tentativa da quebra da autonomia financeira e o sucateamento da infraestrutura da Universidade Estadual da Paraíba, o governo tenta sepultar mais uma conquista histórica dos servidores daquela categoria – afirmou Cícero Lucena, segundo o qual, por meio da medida provisória 193, encaminhada à Assembleia Legislativa, o governo pretende anular o plano carreira encaminhado e sancionado pelo ex-governador e senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

De acordo com ele, a medida provisória desrespeita as demais progressões do plano de carreira, cuja tabela exige uma diferença de remuneração de 20% da classe “A” para a classe “B”; de 25% da classe “A” para a classe “C”; de 30% da classe “A” para a classe D; e de 35% da classe “A” para a classe “E”.

Cícero Lucena criticou ainda o governo estadual por se limitar a cumprir o piso nacional dos professores apenas na classe A, nos níveis I e II, nos quais, conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Paraíba (Sintep), não existe nenhum servidor, em razão de o último concurso para preenchimento de cargos desses níveis ter sido realizado na década de 90.

- Da forma que o governo está interpretando o cumprimento da lei do piso, em breve todos os integrantes da categoria, com tempo de serviço e portadores dos mais diversos títulos, estarão nivelados ao professor em início de carreira – alertou.



10/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena protesta contra fim da autonomia financeira da Universidade Estadual da Paraíba

Cícero Lucena protesta contra arrocho de estados e municípios

Cícero Lucena protesta contra violência e 'apagão' aéreo

Cassol protesta contra baixos salários de professores de Rondônia

Cícero Lucena defende governador da Paraíba

Cícero Lucena critica gestão do governo da Paraíba