Mão Santa protesta contra redução de vagas e cursos da Uespi



O senador Mão Santa (PMDB-PI) fez um apelo à Assembléia Legislativa do Estado do Piauí no sentido de rever decisão do governador Wellington Dias (PT) que teria reduzido de 12 mil para pouco mais de 3 mil as vagas para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em 2008.

- Estão enterrando a Uespi. Essa era a porta para os pobres na igualdade do saber - protestou.

O peemedebista também denunciou a diminuição no número de cursos ofertados pela Uespi. Mão Santa reconheceu o impacto do aumento de universidades privadas sobre as públicas, mas acredita que os cortes efetuados nas vagas e nos cursos da Uespi seriam um golpe fatal sobre o ensino universitário piauiense.

Ao citar reportagem da revista Época sobre educação, Mão Santa destacou trecho que evidencia o impacto do ensino sobre a redução da violência. O fato foi revelado pelo resultado de pesquisa realizada em dez estados com maior proporção de estudantes universitários, demonstrando que, aí, a taxa de criminalidade é 40% menor que nos demais.

A recorrente afirmação de Mão Santa de que este é o melhor Senado do país nos últimos 180 anos levou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) a discordar dessa avaliação. Para o tucano, o Senado não tem atendido às expectativas do país e, por isso, deve pedir desculpas à Nação. Embora tenha feito essa autocrítica, Alvaro Dias sustentou que a instituição é imprescindível e insubstituível e sua preservação é dever de todos os democratas.

24/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa protesta contra redução de vagas na Uespi

Mão Santa volta a reclamar de corte nas vagas da Uespi

Mão Santa volta a reclamar de corte de vagas na Uespi

MEC promove redução de 514 vagas em 16 cursos de medicina

Mão Santa protesta contra processo aberto contra ele no Piauí

Pavan protesta contra redução de recursos para BR-101