Mão Santa: "Tirar o PMDB das eleições é o mesmo que tirar o Brasil da Copa"
Em discurso nesta quinta-feira (8), o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que o PMDB está agindo de forma semelhante aos portugueses, à época das capitanias hereditárias no Brasil, quando optaram por distribuir "um pouquinho para cada um". Para Mão Santa, ao abrir mão da candidatura própria e se "vender por carguinhos", o PMDB estaria aviltando o passado respeitado do partido que, com figuras do porte de Ulysses Guimarães, Petrônio Portela e Tancredo Neves, lutou pela redemocratização do país contra a ditadura militar.
- Tirar o PMDB das eleições é o mesmo que tirar o Brasil da Copa do Mundo - comparou o parlamentar, dizendo-se "desiludido e envergonhado" com o partido.
Mão Santa rebateu a tese defendida pela ala governista de que não há nomes fortes no partido para concorrer à Presidência, e voltou a defender a candidatura do senador Pedro Simon (RS).
Além de insistir na candidatura própria do PMDB, Mão Santa conclamou os demais partidos, como o PDT, a desafiarem o favoritismo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- As eleições ainda não estão ganhas; é o povo quem decidirá qual será o próximo presidente da República - afirmou.
Invasão da Câmara
Mão Santa comentou as declarações do bispoemérito da Diocese de Goiás e atual presidente da Comissão Pastoral da Terra, dom Tomás Balduíno, que, referindo-se à invasão da Câmara dos Deputados pelo Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), disse que o Congresso Nacional "não tem moral para condenar os sem-terra que invadiram a Câmara". O senador disse concordar com as declarações de dom Tomás Balduíno, acrescentando que o país vive um dos momentos mais difíceis de sua história democrática.
08/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa diz que Lula errou 'ao tirar candidata do bolso' e é contestado por Edison Lobão
Brasil e China devem tirar proveito da crise, diz Garibaldi
Brasil Carinhoso investirá R$ 10 bi para tirar crianças até 6 anos da extrema pobreza
Saiba como tirar a 1° via do RG gratuitamente
Cidadão pode tirar 1ª via do RG de graça
PSB recorre ao TRE para tirar programa do PT do ar