Mão Santa: "Wellington Dias agiu como sanguessuga no período eleitoral"



O senador Mão Santa (PMDB-PI) reiterou nesta quarta-feira (6), em Plenário, acusações contra o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que teria recebido irregularmente do governo Luiz Inácio Lula da Silva recursos para a compra de ambulâncias no período eleitoral, conforme processo que o Tribunal de Contas da União examina.

O processo, disse Mão Santa, tem como relator no TCU o ministro Valmir Campelo, que acolheu a denúncia e exarou despacho em 18 de agosto, determinando que a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí - que solicitou os recursos por meio de convênio com o governo federal - "abstenha-se de utilizar os R$ 8,3 milhões repassados em 10/07/2006, pelo Fundo Nacional de Saúde e suspenda os procedimentos tendentes à aquisição de veículos e se pronuncie definitivamente a respeito do processo".

Para Mão Santa, Wellington Dias "agiu como sanguessuga e já comprou votos de prefeitos com a promessa de distribuir os recursos".

Como a lei eleitoral reza que "é vedada à União e aos estados, nos três meses que antecedem as eleições, a transferência voluntária de verbas, ainda que de correntes de convênios ou outra obrigação preexistente, desde que não se destinem à execução de obras ou serviços já iniciados", disse o senador, tanto Lula como Wellington teriam cometido crime eleitoral grave, passível de cassação de mandato ou de impugnação de candidatura.

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) fez aparte ao discurso de Mão Santa para apoiar o senador e acusar Lula de fugir ao debate eleitoral nas emissoras de televisão ou de rádio.

- Queriadebater com Lula no debate da TV Globo, no próximo dia 28. Bem de pertinho. Lula tem que sair do trono para enfrentar o debate - disse Heloisa Helena.



06/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO CAMPOS DEFENDE PERÍODO DE 90 DIAS PARA CAMPANHA ELEITORAL

Mão Santa diz que Wellington Dias 'mente sobre obras'

Dia do Índio: Wellington Dias quer um indígena como presidente da Funai

Wellington Dias classifica o Plano Nacional de Educação como ousado

Bloco de Apoio ao Governo indica Wellington Dias como líder

Wellington Dias defende cooperativismo como modelo de produção socialmente justo