Marcelo Crivella anuncia seus projetos
Em seu primeiro discurso em Plenário, o senador Marcelo Crivella (PL-RJ) anunciou nesta terça-feira (18) as três primeiras iniciativas a que se dedicará no Legislativo. Ele pretende trabalhar pelo desenvolvimento do Nordeste, pela correção das distorções do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e pela aprovação de uma Lei de Responsabilidade Social. E prometeu prosseguir, no âmbito do Legislativo, a luta que vem travando, como pregador evangélico, -em favor de uma sociedade mais justa-.
O parlamentar prometeu se esforçar para tornar possível a multiplicação da experiência do Projeto Nordeste/Fazenda Nova Canaã. Conforme explicou, trata-se de um modelo de desenvolvimento inspirado no kibutz israelense, que atende a inúmeras famílias carentes, em Irecê (BA). De acordo com Crivella, a iniciativa se caracteriza pelo baixo custo de implementação, auto-suficiência e auto-sustentabilidade, propiciando um complemento ideal para o programa Fome Zero, conduzido pelo governo.
Nesse mandato, Crivella também pretende trabalhar contra as distorções na cobrança do ICMS, em especial no Rio de Janeiro. O senador informou que esse imposto não vem sendo cobrado sobre a produção de petróleo, privando o Rio de Janeiro de importantes receitas, quando o estado é o segundo maior arrecadador de impostos da União, recebendo do governo federal apenas cerca de 10% do que arrecada.
Sobre a Lei de Responsabilidade Social, seu objetivo é fazer com que parcelas dos impostos gerados numa comunidade carente sejam aplicadas na própria comunidade. Ele explicou que não se trata da criação de um novo imposto, mas do redirecionamento da aplicação dos impostos que já existem. Crivella disse partilhar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do sonho de ver o Brasil livre da fome. E afirmou que o Projeto Nordeste/Fazenda Nova Canaã é o marco inicial da realização desse sonho.
Os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Magno Malta (PL-ES), Garilbaldi Alves (PMDB-RN) e César Borges (PFL-BA) apartearam o discurso, para elogiar o orador e desejar-lhe êxito.
18/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Planalto anuncia que senador Marcelo Crivella será ministro da Pesca
Marcelo Crivella diz que, sem CPMF, país irá ao caos
Marcelo Crivella defende uso de energia renovável
Marcelo Crivella relata visita de Lula à África
Marcelo Crivella e diretor-geral do Senado são condecorados no TST
Marcelo Crivella comemora lançamento de programa habitacional