Marcelo Crivella defende aprovação de Fundo de Estabilização Monetária



O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) fez um apelo à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para que seja colocado em pauta projeto de lei de sua autoria (PLS 298/07) que impede o contingenciamento de verbas do Orçamento da União e cria o Fundo de Estabilização Monetária. A partir da emissão de títulos administrados pelo Banco Central, esse fundo viabilizaria recursos para assegurar a manutenção das ações de governo quando a receita mensal estiver abaixo da estimada na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Crivella aposta que o Fundo de Estabilização Monetária, a ser constituído por R$ 5 bilhões, seria um fator de equilíbrio entre receita e despesa no fluxo orçamentário.

- Já que a economia não deve crescer no ritmo esperado, precisamos de um instrumento para evitar que ela sofra mais com contingenciamento orçamentário e que o Orçamento deixe de ser cumprido como aprovado pelo Congresso - comentou.

Em aparte, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) deu apoio à proposta e ponderou que a arrecadação federal, nos últimos cinco anos, tem sido sempre maior que a prevista pelo Poder Executivo e aprovada pelo Congresso. Daí sustentar não haver motivos para contingenciamento orçamentário e indicar a adoção do orçamento impositivo como saída para essa retenção de recursos.



23/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella quer aprovação de projeto sobre Fundo de Estabilização Monetária

Marcelo Crivella defende uso de energia renovável

Marcelo Crivella defende experiência fluminense na construção naval

Marcelo Crivella critica reportagem com denúncias e defende comando do Exército

Marcelo Crivella defende uso de policiais da reserva para dobrar efetivo nas ruas

Marcelo Crivella defende critérios diferentes para aposentadoria de portadores de deficiência