Marcelo Crivella destaca digitalização de obras da Biblioteca do Senado
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) saudou os bibliotecários pelo seu dia, comemorado em 12 de março, e fez um relato sobre os avanços da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, que existe desde 1826.
Ressaltou que há anos a biblioteca vem investindo em novas tecnologias, inclusive tornando disponível o texto completo digitalizado de obras de domínio público, trechos de coleções de obras raras e o texto completo de revistas, jornais e bases de dados disponíveis na Internet. Por esse sistema, é possível acessar cerca de 10 mil títulos de revistas estrangeiras e nacionais.
Crivella informou que a Biblioteca do Senado conta com 390 mil volumes e faz o atendimento direto de quase 50 mil usuários por ano. Desde 1986, é responsável pela edição da Bibliografia Brasileira de Direito, tendo lançado em 1996 a versão desta bibliografia em CD-ROM.
O senador destacou a criação, há dois anos, da Biblioteca Digital do Senado Federal, que conta com 120 mil documentos em texto completo. Desde 2007, ela conta com uma sala de acessibilidade digital, com equipamentos sofisticados que permitem o acesso de pessoas portadoras de diversas deficiências, e presta uma média anual de quase 4 mil atendimentos.
12/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marcelo Crivella destaca projeto de habitação no Rio de Janeiro
Marcelo Crivella elogia investimentos federais em obras de saneamento ambiental
Marcelo Crivella destaca trabalho de Lobão em favor da hidrelétrica de Belo Monte
Marcelo Crivella e diretor-geral do Senado são condecorados no TST
Marcelo Crivella confirma que disputará a reeleição para o Senado
Marcelo Crivella exalta Senado, mas diz que senadores podem enfrentar 'calvário' para servir ao povo