Marcelo Crivella destaca trabalho de Lobão em favor da hidrelétrica de Belo Monte
Em pronunciamento nesta segunda-feira (5), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) reverenciou o trabalho e os argumentos do atual ministro de Minas e Energia, o senador licenciado Edson Lobão, em defesa da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Crivella disse que Lobão, graças ao seu "gênio político, espírito dócil, argumentos lúcidos e sobranceria do seu caráter", conseguiu equacionar uma obra aguardada pelos brasileiros, embora envolta em controvérsias ambientais.
Disse ainda que Lobão optou trilhar pelos caminhos da viabilidade política, em defesa de uma solução pacifica para tantas disputas, como forma de viabilizar uma obra que o país aguarda para o seu crescimento.
Lobão, salientou o senador, usou criatividade e inteligência, enfrentando com espírito aberto todos os debates sobre Belo Monte - o maior empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Nesses debates, ressaltou, Lobão enfrentou "até o mais inflamado fanatismo, daqueles que se apaixonam pela doutrina mas se contraditam, usando artifícios nas redes sociais e imprensa para desqualificar o debate".
O projeto de Belo Monte, afirmou Crivella é hoje defendido pela academia e por uma juventude que cada dia mais participa, influi e se especializa nos grandes temas nacionais.
Crivella chamou a atenção para a importância estratégica de Belo Monte, pois o seu regime de cheia coincide com o regime de seca nas grandes hidrelétricas do Sul, o que irá contrabalancear a produção e evitar novos "apagões".
O senador lembrou, ainda que a tecnologia atual não impõe grandes alagamentos na região de Belo Monte, e que as tribos adjacentes ao empreendimento não serão tocadas.
Condolências
Crivella também apresentou condolências à família do jogador Sócrates, que faleceu no último domingo (4), data em que o Corinthians conquistou o pentacampeonato brasileiro em disputa com o Vasco.
- Comoveu a todos os brasileiros. A torcida do Corinthians prestou uma homenagem ao craque, que deixa na alma nacional um vazio enorme - afirmou.
05/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Subcomissão da Hidrelétrica de Belo Monte vota plano de trabalho
Ademir cobra construção de hidrelétrica de Belo Monte
Mozarildo defende a construção da hidrelétrica de Belo Monte
Começam as obras no primeiro canteiro da Hidrelétrica de Belo Monte
Hidrelétrica de Belo Monte gera, antes de tudo, polêmica
AGU assegura continuidade das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte