Marco Maciel celebra memória do artista Aloísio Magalhães



O senador Marco Maciel (DEM-PE), em discurso no Plenário nesta quinta-feira (22), homenageou a memória do artista plástico Aloísio Magalhães, que completaria 80 anos em 2007.

Aloísio nasceu em Recife em 1927 e faleceu na Itália em 1982. Formado em Direito, mas fortemente voltado para as artes visuais, conforme destacou o senador, Aloísio atuou em diversas áreas como cenografia, figurino, artes plásticas e gráficas e em atividades didáticas e de pesquisa, principalmente nas artes gráficas.

Marco Maciel afirmou que o artista deu uma contribuição ao país num território em que não havia ingressado, o design. Estudou museologia no Louvre, em Paris e artes gráficas e programação visual nos Estados Unidos, onde lecionou na Philadelphia Museum School of Art. Antes, ele criou no Brasil a oficina tipográfica experimental O Gráfico Amador.

Fundou, em 1975, em Brasília, o Centro Nacional de Referência Cultural, com o objetivo de pesquisar, documentar e divulgar as manifestações culturais brasileiras. Ocupou os cargos de membro do Conselho de Cultura do Distrito Federal, e presidiu o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), quando criou a Fundação Nacional Pró-Memória. Em 1981 tornou-se secretário da Cultura do Ministério da Educação e Cultura. Foi o responsável pela elevação das cidades de Ouro Preto e Olinda a patrimônio cultural da humanidade

- O Brasil não pode esquecer o testemunho de Aloísio Magalhães - disse o senador, acrescentando que Pernambuco "muito se orgulha de tê-lo como seu filho".



22/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel celebra memória do artista Aloísio Magalhães

Marco Maciel celebra memória de Joaquim Nabuco

Gim Argello e Marco Maciel apresentam voto de pesar pela morte do artista plástico

Marco Maciel enaltece a memória de Carlos Wilson

Marco Maciel celebra os 50 anos de criação da Sudene

SESSÃO SOLENE REVERENCIA A MEMÓRIA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES