Marco Maciel celebra memória de Joaquim Nabuco



O senador Marco Maciel (DEM-PE) foi o primeiro orador da homenagem ao escritor, diplomata, político e abolicionista Joaquim Nabuco (1849-1910), realizada em Plenário nesta quarta-feira (12). O requerimento para a realização da homenagem foi apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), tendo em vista que a Lei 11.946/09 instituiu 2010 como o Ano Nacional Joaquim Nabuco, em celebração ao centenário de sua morte, ocorrida em Washington.

No inicio do discurso, Marco Maciel perguntou qual aspecto da vida pública de Joaquim Nabuco deveria ser homenageado (entre o intelectual, o político, o parlamentar, o orador e o de homem público), tendo em vista que até hoje o Brasil ainda se surpreende com a sua atuação.

- Não se trata de um caso em que a obra a que dedicou boa parte de sua vida haja sido superior à própria vida, apesar dela o haver consagrado para sempre e tornado imortal. Também não é o caso de supor que a vida exemplar que viveu servindo a seu país, com as idéias que defendeu, pôde ser maior do que as atividades a que se entregou - afirmou.

Marco Maciel citou trechos de depoimentos de escritores destacando a defesa da abolição da escravidão por Joaquim Nabuco, que foi ainda historiador, jurista, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), ao lado de Machado de Assis (1839-1908).

Entre as obras escritas por Joaquim Nabuco destacam-se O Abolicionismo (1883); Campanha abolicionista no Recife (1885); O erro do imperador (1886); Escravos (1886); O dever dos monarquistas (1895); e Um estadista do Império (1897-1899).

Marco Maciel concluiu seu discurso citando o advogado, historiador e político Barbosa Lima Sobrinho (1897-2000).

- Parafraseando Barbosa Lima Sobrinho, encerro minhas palavras, dizendo: Nenhuma homenagem mais expressiva poderemos prestar a Joaquim Nabuco do que esforçando-nos para nos elevarmos até a sua grandeza - afirmou.



12/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel quer transformar 2010 no Ano Nacional Joaquim Nabuco

Marco Maciel apresenta projeto para instituir o Ano Nacional Joaquim Nabuco

Marco Maciel celebra memória do artista Aloísio Magalhães

Marco Maciel celebra memória do artista Aloísio Magalhães

Maciel propõe que 2010 seja o "Ano Nacional Joaquim Nabuco"

Maciel apresenta projeto para instituir o Ano Nacional Joaquim Nabuco