Marco Maciel elogia nova edição de dicionário ortográfico
O senador Marco Maciel (DEM-PE) saudou, nesta quarta-feira (18), a Academia Brasileira de Letras (ABL) pela quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). O dicionário incorpora nesta nova edição as mudanças decorrentes do acordo ortográfico firmado entre os oitos países que têm o Português como língua, ampliando, de forma crítica, o texto oficial de 1990.
A saudação de Marco Maciel foi dirigida especialmente ao presidente da ABL, Cícero Sandroni, e ao gramático e filólogo Ivanildo Bechara, também integrante da academia e coordenador da quinta edição do Volp.
- Com esse trabalho, a ABL traz contribuição relevante ao sonho de unificação ortográfica acalentado por tantos filólogos portugueses e brasileiros. Não é tarefa proposta só pelos signatários do novo acordo, mas concretiza também sonho dos fundadores da ABL, em 1897. Assim, a língua Portuguesa poderá se projetar ainda mais no cenário mundial - afirmou Marco Maciel, também ele um membro da academia.
O parlamentar sublinhou que a ABL assumiu todo o ônus da produção do novo Volp, sem recorrer a nenhum tipo de financiamento. Outras publicações, informou, darão continuidade a esse esforço inicial.
- Vem de Fernando Pessoa a justa afirmação de que a pátria é a língua. A lusofonia, dentro e fora do Brasil, significa o nosso primeiro e mais essencial modo de comunicação e expressão de sentimentos e ideias - disse o senador, antes de pedir que Cícero Sandroni entregasse um exemplar do Volp ao senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que presidia a sessão.
O vocabulário traz, em 976 páginas, a grafia de 349.737 palavras, parte delas alterada em razão das regras do acordo. Para o resultado, a ABL contou com a colaboração da Academia das Ciências de Lisboa. Destacaram-se no trabalho, conforme o senador, os presidentes da ABL Tarcísio Padilha, Alberto da Costa e Silva, Ivan Juqueira, Marcos Vinicios Vilaça e Cícero Sandroni, em companhia dos filólogos Antônio Houaiss, já falecido, e Evanildo Cavalcante Bechara, Coordenador da Comissão de Lexicologia e Lexicografia.
Após o pronunciamento de Maciel, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, entregou ao 1º vice-presidente do Senado, Marconi Perillo, que presidia a sessão naquele momento, um exemplar do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
18/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel defende entrada em vigor de acordo ortográfico
Nova edição de dicionário ambiental é lançada em Brotas
Marco Maciel elogia exposição em Nova York sobre presença judaica em Pernambuco
Marco Maciel questiona edição de medidas provisórias pelo Executivo
Marco Maciel elogia campanha da CNBB
Marco Maciel elogia ONU por combate à desertificação