Marco Maciel lembra o centenário de nascimento de Norberto Bobbio



O senador Marco Maciel (DEM-PE) celebrou em Plenário, nesta quinta-feira (29), os cem anos do nascimento do filósofo e pensador político italiano Norberto Bobbio, transcorridos no último dia 18. Maciel lembrou que em 2005, um ano após o falecimento do pensador, foi criado em São Paulo o Centro de Estudos Norberto Bobbio, em parceria com o Centro Studi Piero Gobetti, com a missão de pesquisar e divulgar os grandes temas abordados pelo filósofo italiano.

Maciel citou vários comentários sobre Bobbio publicados por decorrência de seu centenário de nascimento. O primeiro foi de Michelangelo Bovero, conselheiro do Centro Studi Piero Gobetti, de Turim, Itália, segundo o qual Bobbio tornou-se "um interlocutor para a cultura internacional na segunda metade do século 20 e pode continuar a sê-lo no início do novo século".

Citou o colóquio com Pieto Polito, por ocasião dos seus 90 anos, no qual Bobbio observou que "a luz da razão é o sol de que podemos dispor para iluminar a treva na qual estamos imersos" e que "não há lugar para certezas absolutas". Marco Maciel enfatiza que vem daí a insistência de Bobbio na defesa da democracia, que "conta cabeça e não corta cabeça".

Citou também o lançamento do livro O Terceiro Ausente, que traz textos inéditos de Norberto Bobbio e também especulações que ele faz com relação ao futuro. O parlamentar elogiou o "excelente prefácio" da edição brasileira, escrito pelo ex-chanceler Celso Lafer. Nele, segundo o senador, o ex-ministro mostra o propósito expresso por Bobbio de estimular o respeito aos direitos humanos por meio da cooperação internacional.



29/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel homenageia Norberto Bobbio

Marco Maciel lembra centenário de Oscar Niemeyer

ACM homenageia Norberto Bobbio

Mesa presta homenagem a Norberto Bobbio

Maciel anuncia comemorações do centenário de nascimento de dom Helder Câmara

Heráclito comemora centenário de nascimento de José do Rego Maciel