Marco Maciel participa da solenidade de abertura do encontro de escolas legislativas



Na tarde desta quinta-feira (26), o senador Marco Maciel (DEM-PE) participou da solenidade de abertura do 9º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), no auditório do programa Interlegis, comunidade virtual do Poder Legislativo brasileiro. Durante a cerimônia, foram entregues diplomas de "Amigo da Abel" para as assembléias legislativas dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O diretor-geral do Senado Federal, Agaciel Maia, também recebeu o diploma das mãos de Marco Maciel. O encontro continua na sexta-feira (27) durante todo o dia.

O senador Marco Maciel destacou a importância das atividades do Interlegis, da Abel, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), principalmente no que se refere à integração do Poder Legislativo e ao aperfeiçoamento dos servidores quanto às novas tecnologias da informação. O principal benefício trazido pelo Interlegis, disse Maciel, é a modernização das câmaras legislativas municipais, o que "ajuda na consolidação das instituições democráticas brasileiras".

- O trabalho do Interlegis é extremamente importante para o fortalecimento institucional do Brasil - resumiu Maciel.

Também participaram da solenidade o presidente da Abel, Florian Augusto Madruga, o diretor do Interlegis, José Dantas Filho, diversos vereadores, funcionários do Senado, da Câmara dos Deputados, de várias assembléias e câmaras legislativas, do Tribunal de Contas da União (TCU) e de tribunais de contas estaduais, além dos deputados estaduais Roberto Carvalho (MG), Joares Ponticelli (SC) e Gilmar Sosela (RS), que receberam os diplomas de "Amigo da Abel" em nome das respectivas assembléias legislativas estaduais.

Florian Madruga registrou que a Abel foi criada em maio de 2003 com o objetivo de apoiar e disseminar a criação de escolas legislativas pelo país. De acordo com Florian Madruga, quando da criação da entidade existiam escolas apenas no Senado, na Câmara, no TCU e nas assembléias de Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Hoje, informou o presidente da Abel, existem escolas legislativas funcionando em todos os estados brasileiros. Os próximos passos, adiantou Florian, é continuar a estimular a instalação de escolas nas principais cidades brasileiras e buscar maior intercâmbio com os países do Mercosul e com as nações onde se fala a língua portuguesa.

O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, ressaltou que o Interlegis está ajudando no aprimoramento das atividades dos parlamentares brasileiros (de vereadores a senadores), o que acaba por aperfeiçoar a democracia no país.



26/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gobbi participa da solenidade de doação de computadores para escolas

Maciel abre encontro das escolas do Legislativo

Sarney é homenageado na abertura do encontro de escolas de Governo e do Legislativo

Agricultura: Secretário participa da abertura de Encontro dos Suinocultores

Presidente do Senado participa da abertura de encontro de Cortes Supremas do Mercosul

Solenidade marcará abertura do ano letivo do ILB