Marco Maciel quer sessão especial para homenagear Machado de Assis



O senador Marco Maciel (DEM-PE) comunicou ao Plenário que pretende apresentar requerimento, apoiado por outros senadores, para que o Senado realize sessãoespecial para homenagear o escritor Machado de Assis, cuja morte completa 100 anos em 2008. No ano passado, Maciel propôs projeto, que já se transformou em lei, instituindo2008 como o "Ano Nacional de Machado de Assis".

O senador informou ainda que a Academia Brasileira de Letras criou uma comissão com a finalidade de programar eventos para cultuar a memória "do mais citado escritor brasileiro, sobretudo por suas admiráveis incursões nos mais diferentes gêneros literários".

Conforme Marco Maciel, apesar de nunca ter exercido atividade política, Machado de Assis sempre demonstrou interesse pelos problemas nacionais, "analisando-os lucidamente, por vezes de forma irônica ou humorada e, às vezes, pessimista, usando a 'pena da galhofa e a tinta de melancolia', porém sem jamais migrar para o território do insulto ou da agressão".

Prova do interesse de Machado de Assis pelo Brasil e suas instituições, ainda de acordo com o senador, pode ser encontrada, entre outras manifestações, nas análises contidas no livro Velho Senado, do período imperial, constituído de senadores vitalícios.



07/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Centenário de morte de Machado de Assis é lembrado em sessão especial e em exposição

Exposição sobre Machado de Assis vai até março de 2009

Rouanet comenta vida e obra de Machado de Assis em especial da Rádio Senado

Senado faz sessão especial para homenagear Dia Internacional do Turismo

Senado faz sessão especial para homenagear Luiz Gonzaga

Sibá Machado quer homenagear os índios