Centenário de morte de Machado de Assis é lembrado em sessão especial e em exposição



Nesta terça-feira (25), o Senado presta homenagem ao escritor Machado de Assis na passagem do centenário de sua morte, ocorrida a 29 de setembro de 1908. Às 10h, o jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo será lembrado em sessão especial requerida pelo senador Marco Maciel (DEM-PE) com o apoio de outros senadores. Maciel também foi autor do projeto que instituiu 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis (Lei 11.522/07).

Além da sessão especial, será aberta a exposição Machado Vive, no hall entre as Alas Tancredo Neves e Teotonio Vilela. No local, serão exibidos painéis com fotos e reproduções das obras do escritor, cedidos pela Academia Brasileira de Letras (ABL). A abertura da mostra ocorrerá logo após a sessão e as peças poderão ser vistas até 16 de dezembro.

Em seguida, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, haverá distribuição de publicações relativas à obra do escritor, entre as quais a reedição de Machado de Assis, Ensaios e Apontamentos Avulsos, lançado em 1959 pelo jornalista e escritor Astrojildo Pereira; uma edição compacta de O Velho Senado, editada pelo Conselho Editorial do Senado; o manuscrito do poema Casamento do Diabo, além de CDs com a gravação de três programas da Rádio Senado sobre o escritor.



24/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Centenário de morte de Machado de Assis é lembrado em Plenário

Simpósio marca centenário da morte de Machado de Assis

Academia Brasileira de Letras homenageia Machado de Assis no centenário de sua morte

Marco Maciel quer sessão especial para homenagear Machado de Assis

Centenário de Machado de Assis é destaque na Rádio Senado

Centenário do primeiro governador do Amapá será lembrado em sessão solene