Marconi Perillo comemora final da duplicação da BR-060
O final da duplicação da BR-060, ligando Anápolis a Brasília, foi comemorado nesta quarta-feira (10) pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO), lembrando que a obra foi iniciada há 26 anos ao custo de R$ 500 milhões e recebeu grande apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Perillo lamentou não ter participado da cerimônia de inauguração, realizada na terça-feira (9), e que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Estávamos aqui no Senado resolvendo outros problemas importantes. Mas fica o sentimento do dever cumprido - disse.
O senador lembrou que o estado de Goiás teve três fatos relevantes em sua história: as Bandeiras, que tem como símbolo maior o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera; a Marcha para o Oeste, implementada pelo ex-presidente Getúlio Vargas na década de 30, e que levou o então governador Pedro Ludovico a construir a nova capital do estado, Goiânia; e a construção de Brasília pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também tomou a iniciativa de construir a BR-060.
Perillo disse que, quando era governador de Goiás, se empenhou durante os três primeiros anos do seu governo para suspender o embargo imposto pelo Ministério Público Federal a alguns trechos da obra de duplicação, por suspeita de superfaturamento. Ele acrescentou que, agora, está engajado em outras batalhas, como a reabilitação e duplicação da BR-153, a chamada Belém-Brasília, a Ferrovia Norte-Sul e as eclusas de São Simão.
O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse, em aparte, que é preciso incentivar os jovens a lembrar e cultuar exemplos e símbolos como Juscelino Kubitschek. O senador Eliseu Resende (Dem-MG) anunciou que brevemente apresentará seu parecer sobre o novo Plano Nacional de Viação. Ele é o relator da matéria na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura.
10/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Perillo registra final da duplicação da BR-060
Marconi Perillo assinala Dia do Aviador
(Foto) - Marconi Perillo, governador de Goiás
Marconi Perillo chega para depor na CPI
Marconi Perillo diz que gravações telefônicas não o incriminam
CPI pode votar até dia 17 a convocação de Marconi Perillo