Marconi Perillo reverencia Semana da Arte Moderna de 1922



O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) destacou o transcurso dos 85 anos da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, no teatro Municipal de São Paulo. A semana representou um marco cultural para o país e revelou nomes para a literatura (poesia), teatro, música, artes plásticas e arquitetura.

Entre estes, destacam-se Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos e Anita Malfatti, expoentes do movimento que depois ficou conhecido como antropofagismo.

- Gente que virou as costas aos ditames clássicos da prosa e da poesia, gente que rompeu com as regras, a métrica, o modelo, para criar livre de qualquer padrão. Exceto por Graça Aranha (escritor maranhense), o grupo ruidoso e provocador só tinha jovens intelectuais de São Paulo - recordou.

Perillo avaliou ainda que o caráter verdadeiro do personagem Macunaíma, de Mário de Andrade, "era exatamente o de exaltar a brasilidade. Dar um grito em favor da cultura genuinamente brasileira".

O parlamentar por Goiás recebeu aparte do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que enalteceu a semana cultural modernista do começo do século passado e também a iniciativa do "mais jovem senador na Casa" de homenageá-la.



01/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Espetáculo homenageia os 90 anos da Semana de Arte Moderna

Semana da Arte Moderna completa 90 anos com eventos culturais em São Paulo

Poupatempo Ribeirão Preto comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna

Mostra no Palácio dos Bandeirantes comemora 90 anos da Semana de Arte Moderna

Casa Guilherme de Almeida comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna

Ribeirão Preto recebe colóquio sobre 90 anos da Semana de Arte Moderna