Maria do Carmo homenageia Aracaju
A senadora Maria do Carmo (PFL-SE) homenageou nesta quarta-feira (17) a capital do seu estado, Aracaju, que está fazendo 149 anos. Com uma população de 650 mil habitantes, foi a primeira capital planejada do país, e hoje abriga, num traçado geométrico que imita o tabuleiro de xadrez, casarões e igrejas antigas e a arquitetura moderna dos edifícios e centros de compras.
A senadora lembrou em seu discurso que Aracaju ainda é a cidade dos cajueiros, dos papagaios e de extensas faixas litorâneas, "onde a brisa do mar e os raios de sol fazem esculturas" ao entardecer. Mas ali também são contagiantes o calor humano e a culinária, frisou.
Do ponto de vista econômico, a senadora sergipana chamou a atenção para a importância do porto Inácio Barbosa, que escoa com rapidez produtos variados, servindo inclusive ao estado da Bahia. Idealizado há 149 anos por Barbosa, presidente da então Província de Sergipe, o porto foi finalmente concluído em 1994. Atualmente é administrado em moldes privados pela Companhia Vale do Rio Doce.
- Aracaju é a terra de um povo bom e paciente, de um povo hospitaleiro que ama a sua cidade - ressaltou a senadora.
17/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maria do Carmo destaca 147º aniversário de Aracaju
MARIA DO CARMO HOMENAGEIA OS 25 ANOS DA TV ATALAIA
MARIA DO CARMO HOMENAGEIA BERTHA LUTZ
MARIA DO CARMO APELA A GOVERNADOR
Maria do Carmo presta homenagem à Maçonaria
Maria do Carmo critica extinção da Sudene