Maria do Rosário defende busca imediata de pessoas desaparecidas
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica) vai pedir ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), prioridade na votação desta matéria e de todos os projetos que tramitam na Casa sobre crianças e adolescentes. "Não se sabe o número de desaparecidos no Estado e nem se tem conhecimento sobre quantos retornaram para suas famílias", lamentou Maria do Rosário, assinalando a dificuldade que as instituições públicas têm para localizar estas pessoas.
A proposta da deputada e relatora da Subcomissão assegura às pessoas desaparecidas com idade inferior a 18 anos ou aos portadores de deficiência física, sensorial ou mental o direito de sua imediata busca e localização pela autoridade pública. Segundo Maria do Rosário, ao receber a denúncia de um desaparecimento, caberá à autoridade pública o imediato registro e divulgação via internet e a imediata busca e localização.
Judite Guimarães Mendes, avó do menino Gabriel Nogueira, que desapareceu há dois anos do pátio da sua casa em Cachoeirinha, disse na reunião que apoia totalmente esta iniciativa. Maria do Rosário também pretende auxiliar a criação de uma Associação de Familiares de Desaparecidos. Tal entidade, conforme explicou a parlamentar, teria entre suas funções o objetivo de envolver a sociedade na busca destas crianças e portadores de deficiência. Devido à relevância do tema, Maria do Rosário está trabalhando para aprovar o quanto antes este projeto.
03/22/2002
Artigos Relacionados
Maria do Rosário retoma debate sobre crianças desaparecidas
Aprovado projeto de Rosário que determina a busca imediata de desaparecidos
Site da Segurança Pública auxilia na busca de pessoas desaparecidas
Site da Segurança Pública auxilia na busca de pessoas desaparecidas
Plano pretende reverter invisibilidade das pessoas com deficiência, diz Maria do Rosário
Maria do Rosário defende 'Comissão da Verdade'