MARINA QUER REDUZIR A CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO
A senadora Marina Silva (PT-AC) informou hoje (dia 15) que, em audiência com o ministro da Saúde, Carlos Albuquerque, sugeriu a formação de uma comissão de trabalho interministerial destinada a tomar providências que reduzam as contaminações por mercúrio. Ela disse que esse mal está afetando milhares de vítimas inocentes, sobretudo entre as populações indígenas e ribeirinhas.
A comissão deverá ser formada por representantes dos ministérios da Saúde, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e do Departamento de Química da Universidade de Brasília. Ela assinalou ter exposto para o ministro problemas que há seis meses já foram levados à Fundação Nacional de Saúde e que continuam graves, visto que as contaminações com mercúrio se intensificam por todo o país, especialmente na Amazônia.
Lembrando que é também uma pessoa contaminada por mercúrio, a senadora disse que não estava fazendo um pronunciamento em causa própria, mas alertando o poder público para a necessidade urgente do tratamento das populações afetadas, de maiores cuidados com as águas e principalmente de uma ação mais eficaz contra o garimpo selvagem.
15/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO AFETA RIO BRANCO, DIZ NABOR
Pesquisa: Contaminação ambiental por mercúrio requer atenção
Pesquisa: Contaminação ambiental por mercúrio requer atenção
CABRAL ALERTA PARA CONTAMINAÇÃO DOS RIOS AMAZÔNICOS POR MERCÚRIO
TIÃO VIANA PEDE ATENÇÃO DO GOVERNO PARA A CONTAMINAÇÃO DO MERCÚRIO
Saúde: Projeto Bocada pretende reduzir a contaminação pelo vírus HIV entre usuários de drogas injetá