MARINA SILVA REGISTRA SEU PROTESTO PELOS 50 ANOS DA BOMBA EM HIROSHIMA



Os protestos contra o lançamento da primeira bomba atômica sobre Hiroshima, há 50 anos,ganharam a adesão da senadora Marina Silva (PT-AC). Em manifestação emocionada, ela afirmou que todas as causas supostamente nobres que recorrem a guerras e destruição são injustificáveis.

Ao refletir sobre o que ela chamou de "psicologia da guerra", Marina Silva considerou que as causas que despertaram conflitos bélicos sempre acabaram sendo, na verdade, justificativas. Antes delas, diferentes coletividades humanas, em diferentes épocas, traçaram os contornos deformados dos que seriam seus inimigos. "A nossa causa é sempre boa e justa e a do inimigo, perversa", resumiu.

Contrária a essa lógica, a senadora disse que a guerra tem origem na própria natureza humana. Em sua ânsia de controlar o meio natural, os homens teriam esquecido, segundo MarinaSilva, de domar e dominara si mesmos. "Não acredito em ações de massas ensandecidas que não partam de algum ponto da individualidade humana", refletiu. Daí, na sua opinião, a necessidade de um encontro dos seres humanos com sua própria consciência como único meio de garantir a paz.

O senador Lauro Campos (PT-DF), em aparte, concordou que as guerras emergem da inconsciência humana. Ele relatou que os cientistas que criaram a bomba atômica, ao reconhecerem seu poder de destruição, teriam tentado demover a cúpula militar de utilizá-la sobre o Japão. Para os cientistas, segundo o senador, bastaria ter convidadoo ministro da Defesa japonês para assistir a um teste no deserto e seria obtidaa rendição. Mas, acentuou Campos, eles não foram ouvidos.



07/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado registra festa no Acre pelos aniversários do PT e da ministra Marina Silva

Yanai lembra bomba de Hiroshima e homenageia imigrantes japoneses

TV Senado apresenta entrevista com sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima

DUTRA REGISTRA HOMENAGEM À SENADORA MARINA SILVA

MARINA SILVA REGISTRA O 20º ANIVERSÁRIO DA PASTORAL DA TERRA

Marina Silva registra Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial