Marina sugere criação de índice relacionando emissões de carbono e crescimento do PIB
A senadora Marina Silva (PV-AC) sugeriu que o Brasil estabeleça um indicador para medir o avanço da economia de baixo carbono. Ela participa neste momento de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), que discute os novos compromissos que devem ser assumidos pelo governo brasileiro durante a próxima Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas, a COP 16, será realizada no México, de 29 de novembro a 10 de dezembro.
- Não medimos o PIB? Então vamos fazer um índice onde poderemos medir as emissões de carbono em relação ao crescimento do PIB.
PIB é o Produto Interno Bruto, que é o conjunto de toda a riqueza produzida num país durante um ano.
Autora do requerimento para realização da audiência pública, Marina reconheceu os avanços do Brasil no enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas, mas ressaltou que o país não pode ter atitude complacente com os erros e preciso continuar buscando novos avanços. Ela cobrou a regulamentação dos compromissos de metas assumidos na 15ª conferência das Nações Unidas sobre mudança climática (COP 15) - o país assumiu a redução de 36,1% a 38,9% das emissões de gases de efeito estufa projetadas até 2020.
Mais informações a seguir
25/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
COP16: Índice Carbono Eficiente estimulará empresas a reduzir emissões de gases estufa no País
Comissão mista debate emissões de carbono em florestas
Campanha quer compromisso do governo com redução de emissões de carbono
Assentamentos irão reduzir emissões de carbono para os jogos de 2016
Agricultura de baixo carbono recebe R$ 3,15 bilhões para reduzir emissões
Comissão mista debate regulação sobre redução das emissões de carbono