COP16: Índice Carbono Eficiente estimulará empresas a reduzir emissões de gases estufa no País



Um novo índice relacionado às emissões de gases de efeito estufa vai estimular investimentos em ações de empresas ‘verdes’ no Brasil. A BM&FBovespa, terceira maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram esta semana, na última semana, em Cancún o Índice Carbono Eficiente – ICO2. Ao todo, 51 empresas integram o novo índice, entre elas algumas que representam as ações mais negociadas da bolsa de valores. 

Para a BM&FBovespa a adesão ao ICO2 demonstra o comprometimento das empresas com as questões climáticas, com a transparência no que se refere às suas emissões e com a preparação para a economia de baixo carbono. 

Metodologia inclusiva

A BM&FBovespa optou por uma metodologia inclusiva no primeiro ano do índice. Isso significa que, em princípio, não foi obrigatória a apresentação de inventário de emissões. As empresas tiveram, no entanto, a oportunidade de fornecer informações para que fosse realizada a estimativa de suas emissões de CO2. “Vamos estimular os participantes do Índice a realizarem seus inventários, pois ele é o primeiro passo para reduzir as emissões”, disse Sônia Favaretto, diretora de Sustentabilidade da BM&FBovespa.

Os inventários deverão incluir emissões diretas e emissões geradas pelo consumo de energia elétrica. Em 2012, haverá ampliação das fontes contempladas que serão definidas a partir de estudo a ser realizado em 2011. Para Favaretto, o mercado dá claros sinais de que se movimenta rumo à economia de baixo carbono.

O ICO2 não capta ações de compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa. No entanto, para facilitar a visualização dessas iniciativas, a BM&FBovespa publica as informações no site "Em Boa Companhia" para as empresas participantes divulgarem seus inventários de emissões e outras ações de gestão de emissões de gases do efeito estufa.

» Acompanhe o especial COP 16 no Portal Brasil



06/12/2010 20:37


Artigos Relacionados


País espera reduzir em mais de 100 milhões de toneladas as emissões de gases do efeito estufa com agricultura de baixo carbono

Brasil pode reduzir emissões de gases de efeito estufa com mais R$ 44 bi por ano

Casagrande: 75% das emissões de gases de efeito estufa no país advêm de queima de vegetação

Seminário estuda emissões de gases de efeito estufa

Comissão debate atualização do inventário de emissões de gases do efeito estufa

Brasil fixa teto de emissões nacionais de gases de efeito estufa até 2020