MARINA: TODO O ESTADO DO ACRE PEDE SOCORRO



A senadora Marina Silva (PT-AC) afirmou hoje (dia 14) que todo o estado do Acre se encontra em crise, motivada, entre outras coisas, pelos baixos preços da borracha natural e da castanha-do-pará. "Não há um projeto de desenvolvimento integrado e sustentado para tirar o Acre dessa situação de calamidade", disse.

Reportagem publicada hoje (14) pelo jornal Correio Braziliense, sob o título "Xapuri pede socorro", será transcrita nos Anais do Senado, a pedido de Marina Silva. Na reportagem, o jornalista Ronaldo Brasiliense mostra que "na terra do seringueiro e ecologista Chico Mendes o desemprego atinge 20% da população".

Conforme a matéria do jornal, mais de 50 serrarias que atuavam na região de Xapuri já fecharam e a única usina para beneficiar a castanha-do-pará da área, que chegou a ter 115 funcionários, "paralisou suas atividades atolada em dívidas". Por isso, na opinião da senadora Marina Silva, é importante o projeto que o Senado votará amanhã (dia 15) instituindo um subsídio do governo federal de R$ 0,90 por quilo de borracha natural vendida pelos seringueiros da Amazônia, para compensar a importação de borracha do Sudeste Asiático, que entra no Brasil por um preço mais baixo.

O projeto, lembrou a senadora, prevê que o governo executará programas para melhorar as condições de vida nos seringais, inclusive incentivando os seringueiros a obter novas fontes de renda da floresta. Pelo projeto, o governo participará de um programa destinado ao plantio de seringueiras na floresta, aumentando a quantidade de árvores por hectare, uma forma de aumentar a produtividade dos trabalhadores, explicou.



14/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana pede socorro federal a vítimas de enchente no Acre

Raupp pede recursos para socorro às vítimas de enchentes em Rondônia e no Acre

Sérgio Petecão pede socorro para população atingida por cheia do Rio Acre

DIARRÉIA MATA ÍNDIOS NO ACRE E MARINA PEDE PROVIDÊNCIAS

Bezerra pede socorro para porto que escoa sal e ICMS sobre petróleo cobrado no estado produtor

MARINA RELATA ELEIÇÕES NO ACRE