Bezerra pede socorro para porto que escoa sal e ICMS sobre petróleo cobrado no estado produtor



O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) informou que está completamente deteriorado e praticamente paralisado o Porto Ilha no Rio Grande do Norte. O porto escoa a produção de sal do estado, que corresponde a 95% da produção brasileira.

- O Ministério do Trabalho chegou a interditar o porto, devido às inexistentes condições de segurança do trabalho. Mas concordou em adiar a interdição para que não seja paralisado o escoamento do sal, o que teria graves conseqüências para o Rio Grande do Norte - disse o senador.

Bezerra afirmou que irá com os outros senadores do estado, José Agripino (PFL) e Garibaldi Alves Filho (PMDB), a uma audiência nesta quarta-feira (11) com o ministro dos Transportes, Anderson Adauto. Eles irão exigir obras urgentes de recuperação do porto.

- Se nada for feito, o porto será mesmo interditado e o Brasil terá que importar sal, o que é gravíssimo, dada a extensão do nosso litoral. Além disso, virá o desemprego e a economia do estado, já muito frágil, sofrerá um duro golpe - explicou.

Petróleo

Fernando Bezerra informou também que os governadores dos estados produtores de petróleo estão reunidos nesta mesma quarta-feira, no Rio de Janeiro, para definir uma estratégia para obter a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos estados de origem.

- É um absurdo que todo ICMS seja cobrado no estado produtor, exceto o que incide sobre energia, principalmente petróleo. E esses são justamente os estados mais pobres - constatou. O senador pediu a votação imediata da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada por ele, José Agripino e pelo então senador pelo Rio Grande do Norte Geraldo Melo, que estabelece a cobrança do ICMS sobre o petróleo nos estados produtores.



11/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz quer ICMS da energia elétrica cobrado no estado produtor

Senado transfere para o estado produtor a cobrança de ICMS nas operações com petróleo

Antônio Carlos condena mudança no ICMS cobrado sobre petróleo e energia

Zambiasi homenageia 232 anos de Porto Alegre e pede socorro para o Sul

Osmar quer ICMS para estado produtor de energia

Foscarini aponta ilegalidade do ICMs cobrado sobre o preço da gasolina