Marinha brasileira na Antártica em exposição na Assembléia
Com a presença do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Sergio Zambiasi(PTB) foi inaugurada no final da tarde a exposição fotográfica e de equipamentos“A Marinha do Brasil na Antártica”, no vestíbulo nobre do Parlamento gaúcho.
A exposição retrata a base brasileira na Antártica, dedicada à pesquisa em várias áreas como meteorologia, minerais e alimentos naturais. O evento está sendo coordenado pelo presidente da Sociedade Amigos da Marinha, Paulo Renato Paradeda.
A solenidade de lançamento teve a presença do comandante do 5º Distrito Naval, com base em Rio Grande, comandante Ezidério de Almeida Mendes, e do general de Exército, Max Hoertel, comandante militar do Sul, do delegado da Capitania dos Portos de Porto Alegre, Péricles Vieira Filho e dos deputados Germano Bonow(PFL) e Adilson Troca(PSDB).
O deputado Germano Bonow falou em nome do presidente da Assembléia Legislativa, quando lembrou da sua recente viagem à Antártica. "Foi uma experiência muito importante para nossas vidas ver como o pessoal da Base brasileira Comandante Ferraz trabalha lá, permitindo a atuação de pesquisadores no local. A Marinha é um orgulho para o Brasil", disse o deputado. Bonow também agradeceu em nome da Assembléia Legislativa do Estado a oportunidade de mostrar para a comunidade o trabalho desenvolvido pela Marinha e pelos pesquisadores na base brasileira na Antártica.
O comandante do 5º Distrito Naval relembrou o esforço brasileiro, em 1982, para instalar uma base na Antártica para dar suporte aos pesquisadores. Segundo o comandante, as pesquisas se dão em várias áreas como a atuação das ondas radioelétricas na atmosfera, o buraco de ozônio e as ciências da vida. As pesquisas são financiadas através de bolsas de estudos do CNPq.
A exposição possibilitará a divulgação da vida natural na Antártica, quando poderão ser observadas fotos de animais como o pinguim antártico, a foca de Weddell e orcas, além de locais como o Estreito de Bismark e da base Comandante Ferraz. De hoje até sexta-feira, os visitantes poderão também acompanhar vídeos sobre a Antártica e o trabalho realizado pela base brasileira no local. Dois aparelhos de TV projetam documentários realizados na base.
10/01/2001
Artigos Relacionados
Marinha brasileira na Antartida em exposição na Assembléia
Presidente Sarney destaca relevância da Marinha brasileira para a Antártica
História da Marinha do Brasil em exposição na Assembléia Legislativa
Tuma: Marinha e FAB são fundamentais na Antártica
Marinha envia navios para apoio à pesquisa na Antártica
Petrobras e Marinha vão iniciar resgate de embarcação que naufragou na Antártica