Tuma: Marinha e FAB são fundamentais na Antártica



 O senador Romeu Tuma (PFL-SP) exaltou nesta terça-feira (13) o trabalho da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) no apoio ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), homenageado no Plenário do Senado pela passagem do seus 25 anos. De acordo com o parlamentar, a presença dos militares na estação de pesquisas do Brasil na Antártica é fundamental para o transporte e asegurança dos cientistas lotados no continente gelado.

- Notem que até o lixo da estação é recolhido e eliminado de maneira ecológica pela Marinha - observou o senador.

Romeu Tuma chamou a atenção para a importância da Antártica, onde se armazenam 70% da água doce do mundo e, provavelmente, estão os derradeiros campos petrolíferos gigantes. Mas observou que a pesquisa científica realizada lá é de grande importância neste momento em que o planeta se vê às voltas com o aquecimento global e necessitará de todo o conhecimento que se puder obter sobre o mar.

Pai de um odontólogo e estudante de biologia que planeja estudar oceanografia, o senador defendeu a existência de maior número de escolas para formação profissional"para aqueles que têm amor ao mar". Atualmente o único curso é sediado no Rio Grande do Sul.



13/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marinha brasileira na Antártica em exposição na Assembléia

Marinha envia navios para apoio à pesquisa na Antártica

Petrobras e Marinha vão iniciar resgate de embarcação que naufragou na Antártica

Presidente Sarney destaca relevância da Marinha brasileira para a Antártica

Tuma lembra dia comemorativo da Marinha

Tuma ressalta papel da Marinha no regime democrático