Mário Couto critica Dilma por defender MP que torna secretos os gastos com a Copa de 2014




Em discurso nesta terça-feira (21), o senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou a presidente da República, Dilma Rousseff, por defender na imprensa a medida provisória (MP 527/11) que cria o Regime Diferenciado de ContrataçõesPúblicas (RDC) e determina o sigilo dos gastos com obras e serviços relacionados à Copa do Mundo e à Olimpíada de 2016.

A proposição foi aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados.

Na avaliação de Mário Couto, a imposição de segredo sobre as despesas com obras dos eventos esportivos aumentará muito o risco da ocorrência de superfaturamento nas licitações das obras da Copa e da Olimpíada.

- É terrivelmente ruim, presidenta, quando vossa excelência diz que não vai mostrar o que gastou, que não vai mostrar as licitações, que não vai mostrar os gastos públicos da Copa do Mundo - disse, classificando como "absurda e estúpida" a decisão do governo federal de não dar à sociedade o direito de saber como será aplicado o dinheiro dos impostos nas obras destinadas aos megaeventos esportivos.

O parlamentar acusou ainda o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, de ser um dos mentores da proposta de determinação de sigilo nos gastos da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

- A idealização de ocultar as despesas públicas é do Ricardo Teixeira, eu não tenho nenhuma dúvida disso. Propositalmente, ele deixou as obras atrasarem para criar um tipo de emergência - afirmou.



21/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto critica os gastos elevados do governo federal

Mário Couto diz que Dilma não fala sério quando promete corte nos gastos públicos

Mário Couto critica uso indevido de aeronaves por ministros de Dilma

Mário Couto critica regime de contratações para a Copa do Mundo

Mário Couto critica explicações de Dilma para apoio à compra de refinaria

Mário Couto critica critérios de Dilma para o gasto de dinheiro público