Mário Couto denuncia 'corrupção generalizada' no Pará




Em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (4), o senador Mário Couto (PSDB-PA) denunciou uma situação de "corrupção generalizada no estado do Pará". De acordo com o parlamentar, o atual governador, o tucano Simão Janete, encontrou o estado falido, o que seria resultado da má administração da ex-governadora Ana Júlia Carepa.

- A corrupção no estado do Pará se generalizou. Todas as secretarias que são recebidas pelo novo governo se encontram numa situação deplorável. O estado do Pará foi assaltado. O estado do Pará foi massacrado. O estado do Pará foi arrasado por uma governadora incompetente - denunciou ele.

Segundo Mário Couto, apesar de todos os indícios de corrupção no Pará, Ana Júlia Carepa está sendo cotada para assumir cargos em instituições responsáveis por promover o desenvolvimento do estado, o que, em sua avaliação, seria uma premiação de mérito pela corrupção.

- A presidente Dilma, correm boatos em Belém, correm boatos no Pará, já quer dar um prêmio à ex-governadora Ana Júlia Carepa, uma premiação de mérito pelo que ela fez para o estado do Pará. Vai colocá-la na Sudam. Comentam que vai colocá-la no Banco da Amazônia - criticou o senador.

Mário Couto acusou ainda o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de ser uma fonte de corrupção. Ele lembrou que apresentou proposta para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção no órgão, mas lamentou o fato de o "Senado não ter tido coragem de implantá-la".

- Ali [no Dnit] é que se faz o famoso caixa paras as campanhas. O Tribunal de Contas da União por várias e várias vezes já encaminhou a esta Casa seu relatório denunciando as maracutaias do Dnit e seu diretor continua firme e forte - criticou o senador.

Mário Couto agradeceu ainda à ministra da Pesca e Aquicultura, a ex-senadora Ideli Salvatti, por investigar irregularidades na concessão de seguro-defeso aos pescadores artesanais do Norte do país.

- Os pescadores artesanais precisam de proteção. O dinheiro que lhes é concedido tem que chegar a suas mãos, não daqueles que não sabem nem o que é o anzol - assinalou ele.



04/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto denuncia violência e corrupção no Pará

Mário Couto denuncia corrupção no pagamento do Seguro Defeso

Mário Couto pede fiscalização nos hospitais para evitar mortes por infecção generalizada

Mário Couto diz que 'números da corrupção no Pará são estarrecedores'

Para Mário Couto, corrupção está acabando com o Brasil

Mário Couto volta a denunciar corrupção no Detran do Pará