Mário Couto denuncia empobrecimento do Pará



O senador Mário Couto (PSDB-PA) chamou a atenção do Plenário, nesta segunda-feira (6), para notícias publicadas em jornais paraenses que destacam, segundo disse, "o caos em que vive o estado do Pará". Ele leu a manchete do jornal O Liberal, de domingo (5), que estampava: "Tropa da miséria cresce no estado do Pará". Segundo o senador, a reportagem informa que 3,5 milhões de pessoas passaram a receber menos da metade do salário mínimo, no ano de 2007, naquele estado.

- Será que existe um estado igual ao meu? - indagou Mario Couto. - Em 2007, três e meio milhões de pessoas passaram a receber menos da metade do salário mínimo! A cada ano, 500 mil pessoas passam a entrar nessa tropa. Será que existe algum estado igual ao meu? - enfatizou o senador.

Mario Couto lembrou que já havia denunciado a possibilidade de seu estado chegar a essa situação. Ele ressaltou que o Para é o sexto maior exportador do Brasil e um dos maiores destinos turísticos do país, porém, está sendo mergulhado no caos porque suas mineradoras, uma das maiores fontes de geração de emprego, foram fechadas. Acrescentou, ainda, que foram fechadas empresas madeireiras que, segundo ele, trabalhavam seriamente, dentro da lei.

- Eu disse que estavam fechando as madeireiras sérias - afirmou Mario Couto. - Misturaram regularidade com irregularidade e fecharam essas madeireiras. Acabaram com a economia do meu estado e desempregaram mais da metade da população; essa é a grande realidade, e o meu Pará entra no caos.

O senador pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vá ao Pará para ver a situação real em que o estado se encontra. Afirmou que, apesar de adversário político da governadora Ana Julia Carepa, quer que o estado tenha melhor desempenho econômico. Para isso, pediu que presidente Lula "dê uma mão" à governadora.

- O estado do Pará é um estado exportador, produz riquezas, ele não pode ser abandonado. Presidente Lula, não abandone o estado do Pará, faça alguma coisa por nós - disse Mário Couto.



06/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto denuncia violência e corrupção no Pará

Mário Couto denuncia fraude no Detran do Pará

Mário Couto denuncia 'corrupção generalizada' no Pará

Mário Couto denuncia 'revezamento de prefeitos' em cidade do sul do Pará

Mário Couto denuncia desvio de mais de R$ 1 bilhão no Pará

Mário Couto reitera denúncia de crescimento da violência no Pará