Mário Couto diz que já tem assinaturas para CPI da Previdência



O senador Mário Couto (PSDB-PA) anunciou em discurso que já conseguiu 35 assinaturas para que seja criada no Senado a CPI da Previdência Social, oito a mais que o mínimo necessário. Disse que outros cinco senadores se comprometeram a assinar o requerimento, que ele pretende protocolar nesta quinta-feira (5).

- A CPI não vai incomodar o governo. Ela só quer investigar se a Previdência Social é deficitária, como afirma gente do governo. Ela só quer saber por que tanta empresa não recolhe suas contribuições ao INSS. Essa CPI pode inclusive ajudar a Previdência a receber essas dívidas - sustentou, citando, entre os devedores do INSS, duas estatais - a Caixa Econômica Federal e os Correios.

Mário Couto disse que o ministro da Previdência, José Pimentel, lhe afirmou que a Previdência é deficitária. Esta seria uma das razões para a dificuldade de aprovação de proposta do senador Paulo Paim (PT-RS), tramitando na Câmara, que dá aos aposentados do INSS os mesmos reajustes concedidos ao salário mínimo - inflação passada, mais metade do percentual de crescimento da economia verificado dois anos antes.

- Isso é mentira. A Previdência não tem déficit e a CPI vai provar isso. Não sei por que os partidos que apóiam o governo não deixam seus senadores assinarem a CPI. Ela não é contra o governo, não vai investigar nenhuma denúncia de corrupção no governo. Ela é a favor dos velhinhos aposentados - acrescentou.

Em aparte, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) disse que vai levar o assunto à bancada do PDT no Senado e, pessoalmente, votará para que o seu partido apóie a CPI.



03/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto informa que já tem as assinaturas necessárias para criar a CPI da Previdência

Mário Couto diz que já tem assinaturas suficientes para CPI do DNIT

Mário Couto diz que já tem assinaturas suficientes para CPI do DNIT

Mário Couto diz que já tem assinaturas para criação da CPI do DNIT

Mário Couto quer recomeçar coleta de assinaturas para CPI do Futebol

Mário Couto voltará a colher assinaturas para criar CPI do DNIT