Mário Couto não vê motivos para comemorar diminuição da pobreza no Brasil



O senador Mário Couto (PSDB-PA) disse nesta quinta-feira (7) que não há motivos para comemorar o aumento da classe média no Brasil se ainda faltam saúde, educação e segurança, se as estradas federais estão esburacadas, se a inflação está retornando, se os aposentados passam fome e se o governo não diminui seus gastos.

Ele observou ainda que a diminuição da pobreza é resultado do programa Bolsa Família, que é criticado por vários técnicos e especialistas por não oferecer também uma saída para os seus beneficiários.

- O que é que se tem para festejar neste país? Queria eu poder chegar a esta tribuna e parabenizar o presidente Lula. Ainda não posso, ainda não devo. Se a pobreza diminuiu, ainda temos quilômetros de distância para percorrer. Os pobres estão morrendo nas filas dos hospitais. Eu devo festejar isso? - questionou.

Mário Couto creditou "à irresponsabilidade e à incompetência administrativa" da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, a morte 280 bebês na Santa Casa de Misericórdia, em Belém. O senador citou a reportagem da TV Globo que mostrou 12 corpos de bebês enrolados em jornal e acondicionados dentro de um freezer comum, junto com comida, água e refrigerantes. Ele frisou que a governadora, que é do PT, mesmo partido do presidente da República, nunca havia visitado a Santa Casa de Misericórdia até a morte dos bebês, quando fez uma rápida aparição noturna no hospital.

O senador também lembrou que, no dia 7 de maio deste ano, fez um pronunciamento alertando para a iminência de fatos graves na Santa Casa de Misericórdia. Por isso, observou Couto, foi acusado de perseguir a governadora e de querer derrubá-la.

- Eu não gosto de ver o estado do Pará todos os meses em escândalos na televisão. Ainda anteontem, na cidade de Viseu, juízes tiveram que sair correndo feito ladrões, em helicópteros. Ao abrir o jornal de hoje, vi sete mortes na capital paraense. Eu não posso ficar calado diante da morte de 280 bebês no hospital da minha terra. E é isso que se tem para comemorar neste país? Será que a miséria dos aposentados e pensionistas que morrem à míngua é o que se tem para comemorar? - questionou.



07/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto não vê motivos para comemorações do governo

Mário Couto não vê motivos para comemorações por parte do governo

Mário Couto denuncia mais um assassinato por motivos políticos no Pará

CÂNDIDO NÃO VÊ MOTIVOS PARA COMEMORAR DIA DO IDOSO

Roberto Requião diz que não vê motivos para comemorar atuação do Senado em 2013

Vanessa Grazziotin aponta diminuição da pobreza no Brasil e saúda lançamento de novo programa federal