Mário Couto pede que governadora do Pará trabalhe em conjunto com os senadores do estado



O senador Mário Couto (PSDB-PA), em discurso nesta terça-feira (21), pediu à governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que atue em conjunto com os senadores que representam o estado, independentemente de cor partidária, para solucionar os problemas do Pará. Ele citou especificamente o caso das obras das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá, e das eclusas do Rio Tocantins, que estão paralisadas por problemas com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Mário Couto citou matéria publicada na imprensa em que o diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, afirmou que existem recursos para concluir a obra, paralisada pela falta de licenciamento ambiental.

- Governadora, não interessa a que partido pertenço; queremos resolver o problema do Pará. Se precisar, estamos à disposição. Venha com sua humildade, o governo está dizendo que tem dinheiro - pediu o senador.

O parlamentar voltou a lamentar o aumento da violência em seu estado, dizendo que o Pará está pedindo socorro, pois "os bandidos tomaram conta do estado, venceram a guerra, estão mandando no estado, e ditam as normas". A violência, segundo o senador, está tão exacerbada que os Correios estão deixando de entregar correspondências por medo de sofrerem ataques.

Aposentados

Mário Couto lembrou que, na próxima semana, os senadores de diversos partidos estarão mobilizados pela aprovação, pela Câmara dos Deputados, de matérias de interesse dos aposentados. Segundo o senador, essa mobilização do Senado será "o primeiro grande alerta ao governo federal".

- Nossa intenção, para chamar a atenção do governo federal, é dizer que os projetos do governo só serão votados aqui quando tomarem providências sobre os projetos de [Paulo] Paim que estão na Câmara - disse o senador.

Mário Couto referia-se ao projeto de Paulo Paim (PT-RS) que extingue o chamado fator previdenciário e modifica a forma de cálculo dos benefícios da Previdência Social, e à emenda, também de Paim, ao projeto cria uma política de reajuste do salário mínimo. A emenda estabelece que as aposentadorias e pensões serão reajustadas pelo mesmo índice do salário mínimo. Os dois projetos foram aprovados pelo Senado este ano e aguardam deliberação da Câmara.



21/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto pede que governadora Ana Júlia deixe de beber publicamente

Mário Couto acusa governadora de Pará de má gestão

Mário Couto volta a criticar governadora do Pará

Mário Couto registra ação do MP contra ex-governadora do Pará

Mário Couto critica teor de carta da governadora do Pará

Mário Couto critica elevado número de assessores da governadora do Pará