Mário Couto quer votar redução da maioridade penal



Em pronunciamento nesta terça-feira (21), o senador Mário Couto (PSDB-PA) defendeu a redução da maioridade penal, e cobrou do Senado a votação de propostas que tramitam na Casa sobre o tema. O senador condenou a prática de assassinatos, estupros e roubos por menores. Segundo ele, a Constituição brasileira, que prevê maioridade penal aos 18 anos, tem de ser mudada, “a exemplo do que fizeram outros países”.

Na Alemanha, disse Mário Couto, a maioridade ocorre aos 14 anos. Na Finlândia e Noruega, aos 15 anos. Na França, aos 13 anos. Na Escócia, aos 8. Na Inglaterra, aos 10. Na África do Sul, aos 7 anos, afirmou.

– O Congresso não pode adiar a votação dessa matéria. Temos de diminuir essa maioridade penal. Temos de acabar com o crime dos que se dizem meninos – afirmou.

Mário Couto disse que a presidente Dilma precisaria andar nas ruas como uma pessoa comum para testemunhar o aumento da insegurança. E deu dados da violência no Distrito Federal, “onde a presidente da República mora”: houve 312 mortes a bala em 2012, um aumento de 52% em relação ao ano de 2011, disse Mário Couto.

Ele disse ainda que, em plena era da informática, “a cabeça de um garoto de vinte, trinta anos atrás, não é a mesma cabeça de um garoto de hoje”. Ele também citou estatísticas oficiais que apontam a ocorrência de aproximadamente 40 mil assassinatos a bala no Brasil em 2010.

– É ou não é uma guerra? Este Congresso Nacional não pode mais se omitir de discutir esta matéria. Temos que colocá-la na pauta agora, já. Vamos emendar a Constituição – afirmou.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), contrário à redução da maioridade penal por ser, para ele, uma clausula pétrea da Constituição, elogiou a inclusão social dos últimos anos, além da redução da pobreza extrema e dos índices de desigualdade.



21/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro pede aos parlamentares que conheçam o Sinase antes de votar PEC da redução da maioridade penal

Casildo quer debate profundo sobre redução de maioridade penal

Magno Malta quer mobilização pela redução da maioridade penal

Ivo Cassol quer plebiscito sobre redução da maioridade penal em 2014

CCJ rejeita redução da maioridade penal

CCJ debate redução da maioridade penal