Mário Couto reclama de impunidade para corruptos no país




O senador Mário Couto (PSDB-PA) lamentou em Plenário nesta terça-feira (25) as sucessivas crises políticas que atingem o governo federal nos últimos meses. Para o senador, a corrupção "atinge índices alarmantes" no Brasil, de uma forma como nunca se viu em toda a história do país. Mário Couto reclamou também da falta de punição aos envolvidos em irregularidades no governo e prometeu renunciar ao mandato caso algum ministro que tenha participado dessas irregularidades venha a ser preso por isso.

- Pior é que não acontece nada. Eu disse ao senhor Pagot [Luiz Antônio Pagot, ex-diretor-geral do Dnit] que ele podia roubar porque nada ia acontecer com ele. E ele roubou, bilhões, e absolutamente nada aconteceu com ele. O que vai acontecer com os ministros que foram flagrados? Eu renuncio ao meu mandato se um ministro desses aí pegar cadeia. Tenho vossas excelências e o presidente da Casa como testemunhas, eu renuncio ao meu mandato se algo acontecer com esses patifes - afirmou.

Mário Couto lembrou que depois da anunciada "faxina ética" a ser feita pela presidente Dilma Rousseff no governo, a crise parecia ter "serenado". Mas as denúncias não acabaram, e um outro ministro, Orlando Silva, do Esporte, está agora envolvido em novo escândalo. Ministro que, segundo o parlamentar, já deveria ter sido afastado do ministério desde 2008, durante o governo Lula, quando foi acusado de uso abusivo dos cartões corporativos da pasta.

O senador do Pará registrou ainda que, na semana passada, quando o ministro veio prestar esclarecimentos aos senadores, propôs a ele que provasse sua seriedade com um pedido de comissão parlamentar de inquérito para investigar as contas do Ministério dos Esportes. O pedido deveria ser feito não pelo ministro, mas por um senador de seu partido, o PCdoB. Orlando Silva não aceitou a proposta.

Dinheiro do povo

No pronunciamento, Mário Couto afirmou também ter certeza de que novas denúncias envolvendo integrantes do governo federal devem ocorrer, já que, na avaliação do parlamentar, a corrupção estaria "em todos os ministérios". O senador citou na tribuna reportagem da revista Veja, publicada no final de semana, segundo a qual R$ 85 bilhões foram perdidos em 2010 com corrupção. Dinheiro que seria do contribuinte brasileiro.

- É dinheiro para a saúde, educação, para estradas, que estão roubando do bolso do brasileiro, que estão tirando, descaradamente, do bolso do brasileiro - criticou o senador, ressaltando que 80% das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prometidas para seu estado, o Pará, não foram realizadas.



25/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto reclama de impunidade em casos de corrupção na Sudam

Mário Couto se diz decepcionado com falta de punição para corruptos

Mário Couto critica prefeitos corruptos que tentam reeleição

Mário Couto reclama de violência contra madeireiros no Pará

Mário Couto: impunidade vai aumentar a corrupção no Brasil

Mário Couto refuta acusação de corrupção e reclama do PT