Marisa Serrano lembra que retomada da inflação prejudica o país
Em pronunciamento nesta terça-feira (24), a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) defendeu o controle dos gastos públicos como forma de combater a inflação, tanto pelo governo federal como pelos governos estaduais e municipais.
Marisa Serrano salientou que a inflação vai prejudicar a classe média e a geração que nos últimos 20 anos acostumou-se à estabilidade dos preços, além de setores da população que foram incentivados ao consumo em razão da estabilidade econômica obtida pelo país nos últimos tempos.
- O povo brasileiro não está preparado [para a inflação]. Foi dada a ele a oportunidade de se endividar. O crédito consignado foi facilitado. Como vão ficar aqueles que se endividaram se vier inflação galopante? É claro e evidente que a estabilização fez com que a população fosse às compras - afirmou.
Marisa Serrano disse que "é importante o país sinalizar com a alta de juros para segurar a economia", observando, no entanto, que essa não pode ser a única estratégia do governo para combater a inflação.
- Temos que achar saídas menos danosas para que o Brasil continue progredindo, com inflação domada, mas sem que isso desestruture o desenvolvimento que começamos a ver no país - afirmou.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que todos os partidos deveriam investir na criação de um pacto nacional contra a inflação. Para o senador João Pedro (PT-AM), o Brasil vem resistindo ao processo inflacionário que já ocorre em outros países. Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF) lembrou que dois fatores externos - aumento dos preços do petróleo e dos alimentos - contribuem para a retomada da inflação no Brasil.
24/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Retomada da inflação prejudica o país, diz Eduardo Azeredo
Marisa Serrano lembra 21 anos do PSDB e defende nova regulamentação para publicidade de alimentos
Marisa Serrano ressalta importância da agropecuária para o país
Marisa Serrano registra início oficial da campanha eleitoral no país
Marisa Serrano: Brasília impulsionou desenvolvimento econômico e social do país
Marisa Serrano sugere medidas para reduzir a criminalidade no país