Marta Suplicy anuncia a parlamentares criação de 1,7 milhão de vagas no setor de turismo até 2010



Senadoras e deputadas reuniram-se na manhã desta quarta-feira (26) com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, e outros representantes do setor para um café da manhã em que se discutiu o turismo como instrumento de inclusão da mulher no mercado de trabalho. Na ocasião, Marta Suplicy anunciou à bancada feminina no Congresso a criação de 1,7 milhão de empregos nesse setor até 2010, mas disse que, para haver investimento na área social, é preciso que o Congresso aprove a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.

Embora representem 51% da população, 56% das brasileiras estão desempregadas e, das que trabalham, 35% têm remuneração inferior à dos homens. A idéia dos que se reuniram nesse café da manhã é mudar tais percentuais e alterar situações como a da rede hoteleira, em que a mulher, embora com reconhecida capacidade de gestão, continua a atuar prioritariamente em postos como os de camareira, faxineira e garçonete. Outro foco é mudar um quadro segundo o qual 40% das brasileiras empregadas no turismo ainda não têm carteira assinada.

Em seu discurso no encontro, Marta Suplicy, lembrou que, sendo a atividade que mais cresce no mundo, o turismo tem papel determinante na redução das desigualdades econômicas e no respeito às diferenças étnicas e de gênero. Ela lastimou que o turismo represente apenas 3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, quando em outros países esse percentual chega a até 15% do PIB.

Marta Suplicy disse que esteve recentemente na Coréia e no Japão, conversando com investidores nesse setor, e explicou que fatos como a rápida recuperação da bolsa de valores brasileira em um momento em que as bolsas do mundo inteiro ainda enfrentam crise é também um fator de atração de viajantes para o Brasil.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), a senadora Lucia Vânia (PSDB-GO) considerou uma feliz coincidência que, no ano em que o Dia Mundial do Turismo tem como tema "O turismo abre portas para as mulheres", importantes organismos estejam exatamente nas mãos de mulheres. Referia-se a Marta Suplicy, que comanda o ministério do Turismo, à deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que preside a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, a Jeanine Pires, presidente da Embratur, e a ela própria, à frente da comissão que trata do tema no Senado.

Presente à cerimônia, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Eraldo Alves da Cruz, disse que o Brasil movimenta este ano em torno de US$ 9 bilhões em turismo, com o ingresso de mais cinco milhões de turistas estrangeiros, mas tem potencial para receber o dobro disso, porque 50% da rede hoteleira está desocupada. Ele disse que, além dos problemas de saneamento básico, que afastam o turista estrangeiro do Brasil, o país está perdendo muito turista em razão da crise aérea.

Coordenador da Câmara Brasileira de Turismo, Norton Luiz Lenhart disse que, apesar do crescimento da violência no país, esse é o sexto item lembrado pelo turista estrangeiro quando deixa o Brasil, em razão da proteção que os grandes hotéis oferecem. No entanto, de acordo com Norton Lenhart, o turista estrangeiro que ainda não veio ao Brasil é sugestionado por matérias sobre violência largamente divulgadas pela televisão no exterior.

26/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta Suplicy anuncia envio de projeto para o setor de turismo ao Congresso

Marta Suplicy anuncia projeto da Lei Geral do Turismo

Marta Suplicy vai apresentar Plano Nacional de Turismo à CDR

Número de agressões a homossexuais cresceu em 2010, diz Marta Suplicy

Marta Suplicy pede que senadores destinem mais recursos para o turismo

Marta Suplicy: aversão de parlamentares a debate sobre aborto leva a 'grave retrocesso'