Marta Suplicy defende âncora fiscal e ajuste do governo no Orçamento




Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (29), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) afirmou que a programação orçamentária de 2012 reforça o compromisso do governo federal em consolidar a âncora fiscal como base para a estabilidade econômica. Âncora fiscal é como é chamada a política do governo de garantir superávits primários. Segundo a senadora, os ajustes no orçamento serão feitos sem comprometer os gastos sociais e os investimentos.

Marta Suplicy disse que o Brasil adotou a âncora cambial entre o início do Plano Real, no governo Itamar Franco (1994), e o ano de 1998. Na visão da senadora, foi um remédio ruim, mas necessário à época, embora usado mais tempo que o desejado. Depois de 1998, disse Marta Suplicy, o Brasil passou a usar a âncora monetária, com metas inflacionárias. De acordo com a parlamentar, essa medida representou um grande avanço, mas sobrecarregou a taxa de juros do Banco Central. A senadora afirmou que a âncora fiscal teve início com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e começou a ter mais efetividade em 2003, com a busca da baixa da taxa de juros.

- O ajuste fiscal anunciado pelo governo mostra como funciona a âncora fiscal: são R$ 55 bilhões de corte, com o objetivo de se conseguir o superávit de quase R$ 140 bilhões para 2012. É uma meta ousada, que representa o esforço fiscal do governo - declarou a senadora.

Marta Suplicy ressaltou que as políticas de saúde, educação e combate à pobreza receberão recursos até maiores do que os do ano passado. Ela também disse ser fundamental impulsionar os investimentos públicos e lembrou que a taxa de investimento do Brasil era de 16% do produto interno bruto (PIB) em 2002 e, hoje, está quase em 20%. A meta seria atingir 24% até 2014.

De acordo com a senadora, a âncora fiscal é uma forma de alavancar os investimentos, tornar mais eficientes os gastos públicos e diminuir os gastos de custeio. A senadora lembrou conquistas sociais nos últimos anos, como o crescimento da classe média e o aumento da renda do trabalhador. Segundo Marta Suplicy, essas conquistas se tornaram possíveis com a âncora fiscal.

- O Brasil hoje é um grande exemplo de responsabilidade e sustentabilidade fiscal no mundo - concluiu.



29/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta Suplicy elogia resultados da política fiscal e do modelo de desenvolvimento econômico do governo

Gleisi Hoffmann defende ajuste fiscal anunciado pelo governo

Marta Suplicy defende política econômica do governo Dilma

Marta Suplicy defende pressão para que governo federal reavalie dívidas dos estados

SUPLICY AFIRMA QUE CPI NÃO INVIABILIZARÁ VOTAÇÃO DO AJUSTE FISCAL

AJUSTE FISCAL REDUZIRÁ EMENDAS PARLAMENTARES AO ORÇAMENTO