Gleisi Hoffmann defende ajuste fiscal anunciado pelo governo




Ao defender as medidas de contenção de gastos anunciadas nesta quarta-feira (9) pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) elogiou o fato de os cortes atingirem basicamente as despesas de custeio, não recaindo sobre os investimentos e ações sociais. Ela observou que o ajuste fiscal é uma resposta firme do governo ao superaquecimento da economia e aocrescimento da inflação.

A senadora lembrou que o aquecimento da economia se deve às ações do governo de estímulos econômicos concedidos durante a crise mundial de 2008/09. Gleisi Hoffman registrou que as medidas de desoneração tributária, de incentivo ao crédito e de redução de juros aumentaram o consumo interno e evitaram que o Brasil entrasse em uma rota de prejuízos econômicos.

- Tenho ouvido a oposição falar que nós fizemos o estelionato eleitoral. Nós dissemos, sim, na eleição, que vivíamos um momento mágico e ainda vivemos um momento mágico. E é por esse momento mágico, para que ele continue existindo, que essas medidas são importantes. Quando tivemos a crise, o Estado entrou com recursos, com investimentos, fez gastos e garantiu que o Brasil não afundasse na crise - afirmou Gleisi Hoffmann.

Agora, na avaliação de Gleisi Hoffmann, é o momento de o governo adotar uma medida anticíclica. A equipe econômica, frisou a senadora, não pode permitir que a inflação contamine o equilíbrio, pois um aumento de juros impactaria negativamente no orçamento e na economia. A senadora pediu a compreensão de deputados e senadores para os cortes que deverão ser promovidos nas emendas parlamentares.

- Sei da importância que as emendas têm para os municípios e estados que as recebem e para nós, parlamentares, porque elas são um instrumento de política. Fazemos política por meio das emendas parlamentares, mas também sei que os investimentos estruturantes que mudam a vida das pessoas na ponta não são as emendas parlamentares, mas programas como Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento - declarou a senadora.



10/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gleisi Hoffmann: ajuste fiscal de Dilma não é estelionato eleitoral

Ajuste fiscal anunciado pelo governo é insuficiente para equilibrar contas públicas, diz Alvaro Dias

Gleisi Hoffmann comemora controle da inflação pelo governo

Aperto fiscal anunciado pelo governo impede desoneração da folha das empresas, diz Alvaro Dias

SENADORES CONDENAM AJUSTE FISCAL PROPOSTO PELO GOVERNO

Marta Suplicy defende âncora fiscal e ajuste do governo no Orçamento