Marta Suplicy discute vacinação contra HPV
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) assinalou a importância da audiência pública realizada na semana anterior pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) sobre o Projeto de Lei do Senado 238/11, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), do qual é relatora. O projeto determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) assuma a vacinação das mulheres contra o HPV (Papilovírus humano), uma das maiores causas de câncer do colo do útero.
Em pronunciamento nesta terça-feira (20), a parlamentar afirmou que a audiência pública foi muito esclarecedora, mas criou também algumas indagações. Disse ter dúvidas se, por exemplo, a vacinação deve atingir todas as mulheres entre 9 e 13 anos em todo o Brasil ou as mulheres entre 9 e 25 nas regiões mais afastadas, como a Amazônia.
A senadora afirmou que, nessas regiões, há muita dificuldade para a população conseguir fazer o exame de Papanicolau, que diagnostica o câncer de colo de útero. A vacinação, justificou a parlamentar, evita 90% dos casos de câncer de colo de útero nas mulheres vacinadas antes de iniciar vida sexual.
Marta Suplicy afirmou que nenhuma das opções, no entanto, exime o Brasil de desenvolver um bom programa de educação sexual e uma boa distribuição de preservativos. Elogiou a campanha de 2009, quando 19,5 milhões de preservativos foram distribuídos, sendo 428 mil deles femininos.
20/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marta Suplicy lamenta violência contra imigrantes na Europa e ataques contra homossexuais no Brasil
Azeredo protesta contra declarações de Marta Suplicy
Marta Suplicy considera exageradas manifestações contra Palocci
Marta Suplicy manifesta preocupação com aumento de crimes contra homossexuais
Marta Suplicy condena abuso policial contra ex-escrivã em São Paulo
Marta Suplicy vai retomar proposta de Fátima Cleide para lei contra homofobia