Marta Suplicy manifesta preocupação com aumento de crimes contra homossexuais



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (26), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) demonstrou preocupação com o aumento do registro de agressões motivadas por intolerância à orientação sexual da vítima.

- É uma preocupação que tenho como cidadã brasileira que sempre lutou pelos direitos humanos - disse.

De acordo com a senadora, somente em 2010 foram registrados 23 assassinatos com motivação homofóbica em São Paulo e 23 no Rio de Janeiro. Marta Suplicy destacou caso ocorrido em Tarumã (GO), onde pai e filho mataram uma adolescente de 16 anos. Segundo a Política Militar, o crime teve motivação homofóbica, porque o pai não aprovava o relacionamento da vítima com sua filha. A parlamentar também citou um crime ocorrido em Campina Grande (PB), onde três homens assassinaram um travesti com mais de 30 facadas.

- Esses crimes não podem ser considerados como crimes comuns, pois seguem um certo padrão de covardia, excesso de violência, requinte de crueldade e ausência de delitos da vítima - afirmou Marta Suplicy.

Segundo a senadora, o Estado brasileiro é signatário de vários acordos internacionais que promovem os direitos humanos e precisa dar uma resposta rápida a esse tipo de violência "sistemática e gratuita". Marta Suplicy ainda destacou a criação da Comissão da Diversidade Sexual pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A senadora disse que a comissão vai trabalhar em um projeto de lei, a ser apresentado ao Congresso Nacional, que contemple direitos de vida e cidadania para gays, lésbicas, travestis e transexuais.

- Devemos unir esforços contra o preconceito. O Brasil não é um país de ódio e não podemos permitir retrocessos nos direitos humanos - concluiu.



26/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta Suplicy manifesta indignação com espancamento de homossexuais em SP

Marta Suplicy manifesta preocupação com a cidade de São Paulo

Marta Suplicy lamenta violência contra imigrantes na Europa e ataques contra homossexuais no Brasil

Marta Suplicy parabeniza STJ por decisão favorável aos homossexuais

Marta Suplicy propõe lei específica para discriminação de homossexuais

Número de agressões a homossexuais cresceu em 2010, diz Marta Suplicy