Marta Suplicy elogia concessão do governo para reforma em aeroportos




A senadora Marta Suplicy (PT-SP) elogiou em Plenário nesta quarta-feira (27) a iniciativa do governo federal de criar a Secretaria Nacional de Aviação Civil e de repassar para a iniciativa privada, em regime de concessão, a reforma e ampliação de três dos principais aeroportos do país - de Guarulhos (em São Paulo), de Viracopos (em Campinas, SP) e de Brasília. Para a senadora, era preciso "coragem, ousadia e iniciativa" para se tomar esta decisão e, enfim, ela foi tomada.

Marta Suplicy afirmou que a reforma era mais do que necessária, uma vez que o crescimento econômico promovido no Brasil nos últimos anos aumentou o número de passageiros nos aeroportos. Segundo dados divulgados pela senadora, o Brasil registra atualmente 50 milhões de viagens por ano, número que cresceu 10% ao ano entre 2003 e 2008, em decorrência principalmente da inclusão das classes B e C entre os usuários do transporte aéreo.

A senadora ressaltou que o governo também está tomando providências para evitar possíveis problemas de infraestrutura no país no período da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

- Apenas para investimentos prioritários nas cidades sede da Copa de 2014 vão ser gastos R$ 5,6 bilhões. Portanto a prioridade dada pela presidente Dilma à formulação de políticas e à gestão dos investimentos no setor aeroportuário civil através da nova secretaria vai permitir ao setor qualificar o serviço prestado à população - argumentou.

Marta Suplicy explicou ainda a escolha do governo pela reforma destes três aeroportos, quando os de várias outras cidades também precisam de recuperação e ampliação. Segundo a senadora, os aeroportos foram escolhidos por serem os de maior movimento de passageiros e cargas entre os que operam acima da capacidade.

- Quais são as vantagens da concessão ser feita nesses aeroportos neste momento? Primeiro porque a concessão vai viabilizar os recursos financeiros necessários para que maiores aeroportos brasileiros possam ter a sua capacidade ampliada e garantida com a rapidez necessária. Depois, os recursos gerados na outorga desses terminais darão muito mais condições e recursos a Infraero para acelerar o aumento dos terminais restantes, que ela vai continuar administrando - justificou.



27/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta Suplicy elogia resultados da política fiscal e do modelo de desenvolvimento econômico do governo

Marta Suplicy elogia política nacional de mobilidade urbana e critica governo e prefeitura de São Paulo

Marta Suplicy comemora leilão dos aeroportos

Concessão para reforma dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Campinas já está pronta

Dornelles elogia modelo de concessão a ser aplicado aos aeroportos de SP e DF

Governo define regras para concessão de aeroportos