Mateadas Acústico reuniu nomes importantes da música gaúcha



Público lotou Dante Barone para aplaudir a música gaúcha e regionalista. Sérgio Reis foi a grande atração da festa.



A segunda edição do Projeto Mateadas Acústico, da Assembléia Legislativa, comprovou o acerto da iniciativa do Parlamento gaúcho ao reunir, num mesmo palco, os principais nomes da música gaúcha e Sérgio Reis, considerado dos maiores cantores e compositores da canção regionalista brasileira. O palco do Dante Barone recebeu na noite de terça-feira a dupla gaúcha Oswaldir e Carlos Magrão para o lançamento do CD O Pampa na Garupa. O auditório da Assembléia foi pequeno para receber um público que gosta e valoriza a música regional. Mais de mil pessoas lotaram o espaço, acomodando-se até mesmo entre as poltronas, cadeiras extras e escadas.

Desde o início do espetáculo, a dupla Oswaldir e Carlos Magrão conseguiu levantar o público presente, trazendo nomes como Neto Fagundes, Rui Biriva, Daniel Torres, além do consagrado Sérgio Reis. Músicas que podem ser consideradas hinos do Rio Grande, como Querência Amada e Canto Alegretense fizeram o público cantar do começo ao fim.

A festa de ontem à noite foi transmitida ao vivo pela TV Assembléia, canal 16 da Net, permitindo ao público que ficou em casa de acompanhar o grande show. Foram duas horas de música, com a dupla recordando sucessos dos seus oito discos, além da apresentação de canções como o Cio da Terra, de Milton Nascimento, e outras consagradas pela povo gaúcho. Enquanto isto, no auditório Dante Barone público e personalidades como Antônio Augusto Fagundes, Luiz Carlos Borges entre outras acompanharam com muita vibração o show. Ainda presentes na festa, o deputado Marco Peixoto(PPB) e o superintendente-geral da Assembléia, André Imar.

Um pouco antes do final do espetáculo, Sérgio Reis subiu ao palco para ser homenageado pela Assembléia Legislativa. Ele recebeu o troféu O Gaúcho, em reconhecimento pela sua atuação como divulgador da cultura do Estado. Sérgio Reis não esconde o seu amor pela Rio Grande e, como gaúcho de coração, incorporou o chimarrão na sua rotina diária. Ontem, pilchado, mostrou uma indumentária vermelha e branca, presente do seu amigo Oswaldir.

O próximo Mateadas Acústico reunirá dois estilos completamente antagônicos: o músico Rui Biriva e o grupo Comunidade Nin-Jitsu, no próximo dia 3 de outubro. O espetáculo será no Dante Barone, com entrada franca. A série Mateadas Acústico foi iniciada por Nelson Coelho de Castro, que se apresentou no Dante Barone, no final do mês de julho





08/07/2002


Artigos Relacionados


Mateadas Acústico terá Sérgio Reis no Auditório Dante Barone

Cultura gaúcha é valorizada no Projeto Mateadas

Poesia gaúcha no Mateadas desta quinta-feira

Mateadas mistura samba pop com música nativista

Música popular brasileira e gaúcha são destaques do Sarau no Solar

Sarau traz música popular gaúcha com a cantora Lúcia Helena