Mato Grosso terá agência de inovação do Instituto Nacional de Tecnologia
A partir de sexta-feira (17), Mato Grosso passa a ser o primeiro estado do País a contar com uma Agência Regional de Inovação do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A nova unidade, que atenderá às empresas de Mato Grosso, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec/MT) e o Instituto Nacional de Tecnologia, que faz parte da estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A cerimônia de inauguração da agência regional será às 8h, no Espaço Cultural Liu Arruda, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O evento contará com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, e do diretor do INT, Domingos Manfredi Naveiro.
O instituto tem como missão participar ativamente do desenvolvimento e modernização do País, incorporando soluções tecnológicas às atividades produtivas, com foco na eficiência e competitividade da indústria. Através da nova agência de Mato Grosso, o INT levantará as necessidades das empresas locais e agenciará contratos para a realização de assessorias técnicas, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, tecnologia industrial e serviços tecnológicos a serem realizados a partir de sua sede, instalada no Rio de Janeiro (RJ).
Atualmente, a competência técnica do INT atende a vários setores industriais, abrangendo as áreas de catálise e processos químicos, corrosão e degradação, desenho industrial, energia, engenharia de avaliações, gestão da produção, inovação e prospecção tecnológicas, processamento e caracterização de materiais, ensaios em materiais e produtos e química analítica. A infraestrutura do instituto inclui diversos laboratórios que hoje são referências nacionais em suas áreas de atuação, organizados em conformidade com rígidos padrões de normalização, metrologia e qualidade industrial.
A agência de inovação funcionará, em Cuiabá, no Centro Político Administrativo, Rua 03, s/nº. A expectativa do governo do Mato Grosso e do INT é que o novo serviço contribua significativamente para a inovação tecnológica e o desenvolvimento das indústrias mato-grossenses.
O INT também negocia a instalação de novas agências regionais de inovação em estados como Mato Grosso do Sul e o Espírito Santo.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
13/06/2011 11:14
Artigos Relacionados
Laboratórios do Instituto Nacional de Tecnologia aderem a projetos de inovação
Bahia terá unidade do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciências do Mar
Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso
Mato Grosso recebe primeiro instituto de ciência em áreas úmidas do País
Tecnologia: Agência USP de Inovação e Microsoft assinam parceria para estimular obtenção de patentes
CAE examina criação de Áreas de Livre Comércio no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul