Bahia terá unidade do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciências do Mar
Mais um instituto de ciência e tecnologia será construído no País, dessa vez no estado da Bahia. O Instituto Nacional de Recursos Naturais e Ciências do Mar (RenMar), que será voltado para o estudo dos Ambientes Marinhos Tropicais, terá como foco o desenvolvimento de pesquisa de ponta sobre o tema. Os recursos financeiros do CNPq, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Capes para a unidade somam R$ 11,5 milhões.
A Bahia reúne vantagens estratégicas para a criação do RenMar, pela facilidade de acesso e investigação de águas profundas. A capital, Salvador, também encontra-se às margens da segunda maior baía da costa, a Baía de Todos os Santos, o que oferece a oportunidade de um enorme laboratório natural anexo ao instituto.
Os processos, a dinâmica e o funcionamento da zona costeira, plataforma e oceano tropicais do País também serão tema de pesquisa no instituto. Estão envolvidos no projeto cerca de 200 cientistas, distribuídos em mais de 20 instituições de ensino e pesquisa do País.
Fonte:
CNPq
19/09/2011 16:05
Artigos Relacionados
No Rio de Janeiro, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá mais de 80 atividades
Mato Grosso terá agência de inovação do Instituto Nacional de Tecnologia
Semana de Ciência e Tecnologia recebe mais de 32 mil visitantes na Bahia
Ciência e Tecnologia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas recebe prêmio por pesquisa de alumínio
Ciência e Tecnologia: Profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas recebem prêmio nos Estado
Anibal Diniz elogia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre